Guedes: Agronegócio fez choque externo no Brasil ser “quase zero”

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Paulo Guedes, Ministro da Economia, creditou ao bom desempenho do agronegócio brasileiro o fato de o choque externo durante a crise mundial ter sido “quase zero” no Brasil.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Guedes participou nesta segunda-feira do fórum virtual da Frente Parlamentar Agropecuária e, durante a live, comentou a diferença entre a expectativa e a realidade em meio à pandemia.

“Esperava-se que o PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil fosse cair 10%, sendo pelo 3,5% do choque externo, mas o choque externo veio zero”, afirmou.

Agronegócio manteve país vivo, segundo Guedes

O Ministro da Economia comemorou o fato de o setor do agronegócio ter mantido o país “vivo” e de não ter apresentado praticamente nenhuma queda de nível em meio à pandemia.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

“O povo do campo é tão forte que remanejamos as vendas para a China, para a Ásia”, celebrou.

“O Brasil tem uma vantagem clara no agronegócio. Tem abundância de recursos hídricos e de sol, além de dominar técnicas que permitem três colheitas ao ano”, , complementou.

Rota de modernização

Paulo Guedes também defendeu que o agronegócio brasileiro siga na “rota da modernização” para exportar cada vez mais, não apenas para a China, mas para outros países.

“A China optou por importar soja do Brasil por questões hídricas, mas depois da China vem a Índia e, depois, o Oriente Médio. Todo mundo vem buscar isso aqui”, comemorou.

Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi alvo de elogios de Paulo Guedes pelo trabalho desenvolvido no comando da pasta.

“Somos potência agrícola não só do presente, mas do futuro”, concluiu.

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir