Grupo Telefónica anuncia organograma de sua nova unidade de consumo digital

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor

Crédito: Reprodução / Site Telefónica

O Grupo Telefónica, da Espanha, anunciou nessa segunda-feira (3) que o hacker José María Alonso Cebrián, conhecido como Chema Alonso, será o diretor da nova unidade global de consumo digital. Alonso é um dos mais conhecidos na área em todo o país, engajado, inclusive, em mudar a definição de “hacker” para “pessoa correta no uso da informática”, ao invés de “cybercriminoso”.

Ele está no Grupo desde 2013, quando assumiu o posto de diretor da ElevenPaths. Em 2016, passou a ser o Chief Data Officer (CDO) da Telefónica. É responsabilidade dele o projeto da Aura, inteligência artificial do Grupo, que no Brasil é utilizada pela VIVO, marca da Telefônica Brasil.

Em novembro de 2019, a empresa espanhola anunciou uma profunda reestruturação interna. Foca em quatro mercados-chave: Espanha, Brasil, Reino Unido e Alemanha. Além disso, cria a Telefónica Tech, focada em big data e Iot, nuvem e cibersegurança; a Telefónica Infra, para extrair valor de ativos de rede; e uma unificação da unidade Hispam, com subsidiárias da América Latina, com exceção do Brasil.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

Unidade Global de Consumo Digital

Nessa reestruturação, a empresa criou uma nova divisão, a Unidade Global de Consumo Digital, justamente a que será comandada por Alonso. Seu Chief Information Security Officer (CISO) será José Parada, e Olvido Nicolás, o responsável pelo marketing.

O Chief Technical Officer (CTO, ou diretor técnico) será José Palazón. E o CDO, Francisco José Montalvo.

A nova unidade pretende transformar e acelerar processos de venda de produtos e serviços, aperfeiçoando a relação com o consumidor. A ideia é fazer tudo mais digital e eficiente. Deve também desenvolver produtos e serviços totalmente digitais.

Há ainda a Wayra, para fomento de startups, que no Brasil funciona como Wayra Brasil: “nossa visão é ser o hub de inovação mais global, tecnológico e conectado do mundo. Nós escalamos startups”, diz a chamada da empresa. “Nossa missão é conectar inovadores com a Vivo no Brasil e Telefônica no mundo para gerar oportunidades de negócios”.