Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) muda comando em busca de ganhos de sinergia na AL

Joana Kurtz
null
1

Crédito: Grupo Pão de Açúcar/Divulgação

O Grupo Pão de Açúcar anunciou nesta manhã mudanças em seu comando, com objetivo de obter ganhos de sinergia na América Latina e acelerar processos, como o de transformação digital.

As alterações ocorrem após a compra do Grupo Exito, da Colômbia, e diante da proximidade da migração para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa da B3.

Jorge Faiçal, atualmente responsável pelas áreas comercial e digital do Multivarejo, passará a ser responsável por toda a unidade de Multivarejo. O executivo possui mais de 25 anos de mercado, 12 deles atuando em diferentes posições no grupo.

Por sua vez, Peter Paul Estermann continuará como CEO do GPA, mas acumulará a responsabilidade pelas operações do grupo em toda a América Latina.

De acordo com a empresa, o foco da atuação de Peter será a integração das operações nas diferentes regiões, a realização de sinergias e a aceleração do processo de transformação digital.

Belmiro Gomes continuará como Presidente do Assaí, responsável pelas operações de cash and carry, com foco em expansão e lucratividade, em linha com o processo de maturação de lojas.

A empresa aposta que essa estrutura assegurará o aumento da performance e a integração das operações da América Latina.

Para Jean Charles Naouri, Chairman e CEO do Grupo Casino, “essa organização permitirá uma aceleração dos ganhos de sinergia do grupo, aumentando a expectativa de ganhos econômicos com a integração das operações do Exito”.

Sobre Jorge Faiçal, Ronaldo Iabrudi, co-vice presidente do conselho de administração do GPA, disse: “Faiçal é experiente em todas as áreas relevantes do Multivarejo e agora, como líder da unidade, será capaz de acelerar a melhoria de performance tirando proveito de estratégias digitais e de reposicionamento de portfólio, notadamente com relação à bandeira Extra nos hipermercados e supermercados.”