AçõesAnálise TécnicaRenda Variável

Porque usar o Gráfico de Candlestick?

Porque usar o Gráfico de Candlestick?
5 de 2 votos

O que é o Gráfico de Candlestick

Criado no Japão por volta do século 18 nas atingas bolsas de arroz de Osaka o Gráfico de Candlestick é uma técnica de análise gráfica bastante utilizada no mercado.

Um barra comprida informa a movimentação de preços, sendo que uma barra achatada informa pouca variação entre o preço de abertura do mercado em relação ao preço de fechamento e uma barra extensa informa o inverso. Estas barras no gráfico formam o chamado Candlestick.

Tipos de gráficos:

Fazendo uma analogia, os gráficos estão para os analistas técnicos assim como os carros estão para os pilotos de formula 1. Se você gosta ou pretende seguir a análise técnica acostume-se com eles, pois eles serão o seu companheiro fiel no mercado de capitais.

Siga-nos no Facebook e receba as atualizações do Blog:

Com o propósito de simplificar a sua vida, vamos mostrar os três tipos predominantes de gráficos: Linha, Barra e Candlestick. Todos formados por o tempo em um eixo X ( horizontal ) e o preço no eixo Y (vertical).

Gráfico de linha:

É o tipo mais básico de gráfico e menos utilizado na análise gráfica, pois oferece pouca informações em relação aos outros tipos. A linha é formada ligando os preços de fechamento da ação ( eixo vertical ) em cima de uma variação de tempo ( eixo horizontal ) . Através dele, você pode acompanhar a evolução dos preços da ação no tempo, mas quando se evolui em termos de analise gráfica, precisa fazer a troca por outro tipo como o gráficos de barras ou candlestick. Abaixo, um exemplo do gráfico em linha de PETR4:

gráfico de linha

Gráfico de barra:

Segundo tipo mais usado na análise gráfica possui mais recursos que o de linha, pois têm na sua composição os preços de abertura, máxima, mínima e fechamento (ou seja, provê mais informações para o analista em torno da força comprador ou vendedora naquele dia e dicas importantes também sobre o estado psicológico dos investidores durante aquele período). O gráfico abaixo mostra PETR4 em um tipo barra.

gráfico de barra

gráfico de barra

Candlestick:

Por fim, comentamos sobre o gráfico de candlestick, um modelo amplamente utilizado pelos analistas técnicos (se não o mais utilizado). A mecânica deste gráfico é basicamente a mesma do gráfico de barra (comentado acima), entretanto a utilização de barras coloridas em vez de linhas facilita, e muito, a leitura e interprestação dos preços. Lembrando também que as cores utilizadas variam dependendo do seu sistema gráfico ou Home broker e podem ser customizadas para o seu gosto.

Candlestick

Candlestick

Fazendo mais uma analogia, podemos explicar as barras de candlestick como letras: o conjunto das letras formam palavras, o conjunto de palavras forma frases e consequentemente podemos entender “a mensagem”. Dessa forma, um analista técnico hábil consegue ler o conjunto dos candles e decifrar o psicológico dos investidores naquele período (quem está vencendo a batalha entra compradores e vendedores e para onde estão indo os preços).

Como já mencionado, a justificativa para darmos preferência nesse tipo gráfico reside na clareza em mostrar a oscilação de preço dentro do período. Vou colocar abaixo os dois tipos de candlesticks básicos: Um de alta e um de baixa.

Gráfico Candlestick

Como podemos ver, conseguimos visualizar facilmente máxima, mínima, abertura e fechamento, o que ajuda bastante na compreensão dos movimentos em cada período retratado.

Acima mencionamos que o conjunto de candles nos dão informações importantes como a força de uma tendência ou pontos de reversão. Nos próximos artigos vamos comentar mais e detalhar as principais figuras de reversão de tendência, mas por ora vamos dar dois exemplos e dar um gostinho de como você pode detectar esse movimentos e gerar grandes lucros.

Martelo:

Possível reversão de tendência de baixa para alta. Candle de corpo pequeno e sombra grande pra baixo. Detectando esse padrão um investidor pode prever uma mudança de tendência de se preparar para uma compra.

martelo gráfico

Shooting Star:

É um martelo ao contrario com a sombra para cima – pode marcar o fim de uma tendência de alta. Detectando esse movimento, o investidores pode “ler” uma perda de força na tendência e se preparar para realizar lucros.

gráfico

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close