Governo vê inflação mais baixa e eleva 0,5% projeção do PIB

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: PublicDomainPictures por Pixabay

Pela primeira vez no ano, a projeção do PIB brasileiro foi elevada. Isso mostra que o país voltou a crescer após a dura crise que afetou.

Esse aumento na projeção é por causa da baixa na inflação. No país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mede o aumento de preços. Isto é, o poder de compra.

Como a inflação e o PIB funcionam

O Produto Interno Bruto afeta os empregos, salários e dívidas. Em resumo, o PIB tem um efeito direto na vida das pessoas. Quanto mais o PIB cresce, maior o sinal de que a economia está aumentando. Em um cenário contrário, a economia recua.

Na prática, quanto mais o PIB cresce, mais investimentos o país recebe. O PIB serve como um indicador para o mercado investir. Além disso, o produto interno bruto também pode ser usado como ferramenta para comparar a economia.

A inflação também é um outro importante índice . Serve para medir o poder de compra. Isso porque é responsável por medir a valorização ou a desvalorização da moeda.

Por exemplo, a inflação causa aumento nos preços. Quanto maior a inflação, mais caro os produtos se tornam. Isso faz com que as pessoas e empresas façam menos compras e investimentos.

Como o PIB afeta a economia e os investimentos

O PIB hoje funciona como um farol. Quanto maior o crescimento, mais iluminado esse farol se torna. Imagine que o PIB vai sinalizar para os investidores como anda a economia. Assim, quanto mais iluminado for, mais longe poderá ser visto.

Taxas altas de crescimento, demonstram que o país tem capacidade para receber investimentos. Assim, países que mantém taxas altas de crescimento são vistos como economias mais consolidadas.

Em momentos de alta da economia, há aumento na oferta de crédito e redução nas taxas de juros. Assim, muda a rentabilidade de investimentos em renda fixa como Títulos do Tesouro, CDB, LCI e LCA.

Quando há aumento na inflação, estagnação no PIB se reduz o poder de consumo. Isso contribuiu para o aumento das taxas de juros. Assim, há também crescimento da rentabilidade na renda fixa.

Isso acontece por causa da oferta. Quanto pior a economia, mais difícil se torna para o governo captar recursos. Por isso, há aumento na rentabilidade para incentivar investimentos. Em um cenário positivo, há muitos investidores dispostos e com recursos, por isso, a rentabilidade é reduzida.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Desta forma, em momentos de projeções baixas para economia e alta inflação, investimentos que tem como base a taxa de juros têm uma maior rentabilidade.

Para 2020, a projeção do mercado financeiro é de um crescimento de 2,07% no PIB. Se esse crescimento for confirmado e vier acompanhado de uma diminuição na inflação, esses investimentos podem se tornar menos interessantes.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.