Governo promete anunciar plano para agilizar atendimento no INSS

Mateus de Moura Oliveira
Contador, graduando em Direito, especialista em Metodologia do Esino Superior e Contabilidade Tributária. Amante de temas que envolva tributos.

Crédito: Imagem de Sabine van Erp por Pixabay

Conforme matéria divulgada hoje, 13 de janeiro de 2020, pelo repórter Eduardo Rodrigues, Rogério Marinho, atual secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, fez promessas de que nesta semana anunciará medidas com objetivo de diminuir as filas do INSS.

As propostas já foram tema de discussão com o ministro da economia, Paulo Guedes, e tem como prazo máximo para serem anunciadas até  a próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro.

Segundo Rogério Marinho, o diálogo está sendo mantido internamente desde a última semana, pois tais decisões abrangem valores orçamentários e mudanças na estrutura organizacional.

Uma de suas preocupações é a busca de apoio jurídico e técnico no que tange às medidas que pretende-se implementar.

Embora ainda não se saiba quais as ações que estão sendo estudadas, percebe-se que planos que promovam uma melhor organização e agilidade à Previdência Social é uma das preocupações do governo, haja vista a Reforma da Previdência sancionada no ano passado.

Entenda os principais problemas que afetam a Previdência Social

Esse anúncio vem em um período oportuno, já que existem cerca de 1,2 milhão de pedidos junto ao INSS aguardam pela concessão de algum benefício. 

Mesmo tendo incorporado novas tecnologias e com as ampliações dos canais de atendimento através de telefone 135 e página na internet, longas filas ainda é uma questão enfrentada por quem precisa resolver algum problema ou requerer algum serviço do INSS.

Dentre outras situações que afligem os cidadãos temos lentidão no sistema e atendentes estressados.

Presume-se que as transformações advindas com a nova proposta busquem incorporar as mudanças advindas com a Reforma da Previdência.

Diante desse cenário, entende-se que sejam realizadas ações que objetivem remanejar servidores e contratação de terceirizadas para a área de atendimento ao público, com o intuito de dar mais celeridade e fluidez aos processos internos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374