Governo americano exige mais firmeza do Brasil contra a imigração ilegal

Weslley Almerindo
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira (27), integrantes do governo americano cobraram uma postura mais firme do Brasil no combate a imigração ilegal de brasileiros para o país norte-americano.

O posicionamento dos Estados Unidos

De acordo com o O Globo, Ken Cuccinelli, secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), afirmou que o Brasil está tendo uma conduta ineficiente contra a imigração.

Apesar da autorização de deportação em massa dada pelo governo brasileiro no ano passado, Cuccinelli julga que o país está longe de arcar com a expulsão de seus cidadãos dos EUA.

Um exemplo citado pelo secretário é quanto ao transporte dos imigrantes ilegais, que é pago, atualmente, pelo governo americano.

Segundo apuração da Folha de São Paulo, Ken Cuccinelli disse que “gostaria de ver o Brasil policiando melhor as suas próprias fronteiras”.

Governo americano negará residência permanente a imigrantes mais pobres

De acordo com a CNBC, a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou que a administração do governo de Donald Trump dificulte o acesso de imigrantes ao green card ou residência permanente no país.

Basicamente, a nova regra prevê que os imigrantes ilegais propensos a utilizar ou que tenham utilizado benefícios públicos do país não tenham acesso ao status de legalidade no país.

A medida aprovada tende a afetar principalmente a população mais pobre e oriunda de países com altos índices de violência e miséria.