Global Sourcing: conheça essa estratégia empresarial

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução/Pixabay

Nesta pauta, você terá informações sobre uma estratégia empresarial que é amplamente usada. Conheça o Global Sourcing e saiba como ele pode ser um aliado da sua empresa.

O que é Global Sourcing?

Global Sourcing é uma estratégia que os empresários usam para adquirir bens ou serviços em outros países onde há melhores condições competitivas e comparativas de preços. Essa situação torna-se extremamente vantajosa quando se encontra baixo custo de produção em outros países, onde os salários são muito baixos ou a produtividade é muito elevada. O processo de global sourcing passou a se tornar mais intenso com o advento da globalização, onde foi possível que empresas buscassem vantagens econômicas além do seu próprio território.

O que é globalização?

Globalização é a integração das economias de países do mundo inteiro. A palavra globalização está em evidência desde meados de 1990. Em 2000, o (FMI) Fundo Monetário Internacional classificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e investimento, migração e a movimentação de pessoas e a disseminação do conhecimento.

Quando surgiu o Global Sourcing?

O Global Sourcing surgiu na década de 60.

Como surgiu o Global Sourcing?

O Global Sourcing surgiu através da  busca pela vantagem competitiva por parte das empresas. Vantagem competitiva é a capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado  em que ela atua.

Quais as vantagens do Global Sourcing:

  1. Redução de custos.
  2. Aprimoramento da qualidade.
  3. Poder de negociação junto a fornecedores locais, com possibilidade de redução de preços.

Conheça as desvantagens do Global Sourcing:

  1. Custos ocultos referentes a diferentes culturas e fusos horários.
  2. Exposição a riscos financeiros e políticos em países emergentes.
  3. Risco de perda da propriedade intelectual (quando falamos em propriedade intelectual, estamos falando nos  direitos relativos as obras literárias, artísticas e científicas).

Quais são os setores que mais praticam o Global Sourcing?

O Global Sourcing é muito utilizado  por setores que praticam a importação de grãos ou outras commodities (commoditie é uma palavra inglesa que significa mercadoria).