Gestores falam em Ibovespa com 250 mil pontos

Juliana Gusmão
null
1

Crédito: Divulgação / G1

Com o início do atual ciclo de alta, a bolsa brasileira praticamente triplicou de valor. Mas o movimento ainda pode estar longe do fim. Em um evento promovido pela XP Investimentos, gestores chegaram a essa conclusão.

O mais otimista do grupo é José Rocha, sócio da Dahlia Capital. Ele provocou um alvoroço na plateia ao afirmar que o Ibovespa (principal índice de ações da B3) pode chegar a 250 mil pontos em 2022.

Esse patamar representaria uma alta de 126% em relação ao recorde de 110.622 pontos alcançado da última quinta-feira (5).

Crescimento do lucro das empresas

Para Rocha, quatro fatores poderiam contribuir para o Ibovespa atingir essa marca daqui a três anos. O primeiro é o crescimento dos lucros das empresas, que ele estima ser de 15% ao ano nos próximos anos – o que, segundo ele, já representaria um potencial de alta de 50% para as ações.

O segundo é a perspectiva de uma redução ainda maior dos juros reais, representados pelas taxas dos títulos públicos atrelados à inflação. Esse movimento levaria à queda na taxa de desconto das empresas listadas na bolsa e a uma reprecificação das ações.

O gestor da Dahlia mencionou ainda a aprovação da reforma tributária, com a redução da alíquota de imposto pago pelas empresas, apesar da contrapartida da taxação dos dividendos.

Existe ainda a expectativa de que a China implemente um novo pacote de estímulos a partir do ano que vem. Isso pode representar potenciais gatilhos para novas altas do Ibovespa.

Ibovespa fecha renova recorde

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta na última sexta-feira (6), acima dos 111 mil pontos, e renovou seu recorde de fechamento pelo terceiro pregão seguido. Com o noticiário externo respaldando o sentimento mais positivo de investidores com a economia brasileira.

O Ibovespa avançou 0,46%, a 111.125 pontos. Na máxima da sessão, marcou 111.429 pontos.

Na semana, a bolsa subiu 2,67%. Em 2019, acumula alta de 26,44%.