Gastos da União podem chegar a R$ 11,5 bi e ter novo recorde em 2020

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: foto por rawpixel.com

O gasto da União com garantias honradas pode bater novo recorde em 2020. Assim, o valor pode chegar a um recorde de R$11,5 bi, calculou o governo federal. Portanto, o gasto do Tesouro Nacional pagos por Estados e municípios pode crescer quase 37% em 2020. Este seria mais um fator de pressão sobre a dívida pública. A informação é do site Extra.

O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, explica que a projeção foi feita por precaução. E levou-se em conta um cenário de calote do Rio de Janeiro em empréstimos a bancos. Estes que têm que ser pagos até o fim de 2020.

“Não significa que necessariamente irá acontecer. A gente garante essa dívida junto a bancos e a nossa contragarantia é a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). O pior dos casos é: se o governo (estadual) não pagar a gente tem que honrar, se honrar a gente pega as ações da Cedae”, falou ele, sobre um possível processo de federalização da companhia.

BDRs. Alternativas para investir no exterior diretamente da bolsa brasileira

E as garantias honradas pelo Tesouro cairão a 7,1 bilhões de reais em 2021, 6,7 bilhões de reais em 2022 e 6,2 bilhões de reais em 2023. No acumulado de 2016 a 2023, serão 52 bilhões de reais bancados pelo Tesouro, segundo o Extra.