Fundos multimercados: diversificação e rentabilidade

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: rawpixel por Pixabay

Um dos pontos mais importantes, quando se fala em investir é diversificação. E existe um ativo que comporta todos os investimentos do mercado em um único ativo

Escolher um tipo de investimento para muitas pessoas é uma grande dúvida. A maior parte dos investidores não sabe qual segmento escolher. Os fundos multimercados cumprem e muito bem o papel de diversificação.

Mas no mercado financeiro há várias opções. Você pode, por exemplo, investir em ações, títulos públicos e privados, em moedas estrangeiras e até investimento em ouro. Essa opção é conhecida como Fundo Multimercado.

Os Fundos Multimercados são indicados para quem procura uma maior liberdade de investimento. E quer, acima de tudo, ter uma carteira diversificada.

Como funciona um fundo multimercado?

Basicamente, um fundo é formado por várias pessoas que querem investir em algo. Nesse caso, vários investidores se juntam para investir em empreendimentos imobiliários. Mas há outras opções de fundos. O Fundo Multimercado é só mais um deles.

Num fundo, os investidores compram cotas. Assim, o lucro é dividido de acordo com o número de cotas de cada um. Quanto mais bem sucedido se torna um fundo, mais difícil conseguir entrar.

Diferente de outros exemplos, os Fundos Multimercados não são focados em um único setor ou atividade. Por isso, esse modelo tende a ter uma boa rentabilidade.

Dica de ferramenta: conheça o Comparador de Fundos, uma ferramenta para você acompanhar, comparar e conhecer o histórico de Fundos de Investimentos.

No que um Fundo Multimercado investe?

Como o fundo não está limitado a uma única atividade, quem faz a gestão tem mais liberdade de investimento. Por exemplo, o gestor de um fundo pode ser mais agressivo ou conservador.

Como um Fundo Multimercado é formado por várias pessoas, o gestor vai trabalhar no modelo escolhido pelo conjunto.

Um modelo de Fundo que tem crescido é o de capital protegido. Esse tipo de fundo possibilita que os investidores tenham uma proteção do valor investido. Na prática, eles estão com a maior parte do patrimônio em investimentos de baixo risco. Já a menor parte está investida em opções com riscos maiores. Assim, se os investimento de maior riscos tiverem resultados positivos, o fundo tem uma rentabilidade maior.

Em caso de prejuízo no investimento de alto risco, a parte de risco menor garante a proteção de todos os valores investidos.

Quais são as vantagens e desvantagens?

A principal vantagem de investir em um fundo multimercado está na possibilidade de ter um profissional fazendo a gestão do seu dinheiro. Há outros pontos positivos como: diversificação de portfólio e a rentabilidade.

Como cada fundo multimercado aposta em opções diferentes, não é possível prever a rentabilidade. Mas esse tipo de investimento permite ganhos maiores pela possibilidade do gestor usar várias opção do mercado financeiro para compor o portfólio do fundo.

Um bom fundo multimercado usa doses de investimentos de alto e baixo risco. Por isso, é importante escolher um gestor qualificado para administrar o seu fundo.

Já conhece o nosso canal do YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.