Fundos Multimercado Long and Short, o que são?

Os Fundos  Multimercado tipo Long and Short são pela classificação da ANBIMA, fundos que fazem operações com ativos de Renda Variável, principalmente ações, mantendo tanto posições compradas como posições vendidas. Sendo que o que sobra no caixa, ou seja, o que não estiver sendo investido deve ser aplicado respeitando os critérios para os Fundos Referenciados DI.

Para que você entenda melhor, uma operação Long and Short, consiste em uma operação onde você compra um ativo apostando na alta do mesmo, e vende outro ativo, mesmo sem possuí-lo, esperando comprar a preços mais baixos que o preço vendido, ganhando assim com a queda no preço do mesmo.

Partindo do princípio de que as ações, principalmente as da mesma empresa (ON e PN) se movimentam juntas, porém não da mesma forma, é possível se aproveitar das distorções que acontecem nas variações dos preços destas ações. Apesar de serem as mais corriqueiras, as operações Long and Short não precisam necessariamente investir em ações do mesmo ativo, existem operações Long and Short chamadas intra-setoriais ( ações do mesmo setor – Bradesco e Itaú) e intersetoriais ( Ações de setores diferentes – Vale e Petrobrás).

Veja no gráfico abaixo um exemplo de oscilação entre as ações do Bradesco ( BBDC3 e BBDC4). Veja que elas normalmente caminham com a mesma diferença de preço, mas no período marcado elas se aproximaram além do normal, neste momento, um fundo de Long and Short, compra as ações em Vermelho – Posição Long ( Bbdc4) e Vende as ações em Preto – Posição Short (Bbdc3), pois para que a diferença volte ao patamar normal uma das duas coisas deve acontecer: ou as ações em Vermelho tem que subir mais que a ação em preto, ou as ações em Preto tem que cair mais que a ação em vermelhor, das duas formas você vai ganhar.

Foi justamente a segunda opção que aconteceu, as ações em preto, caíram mais que as ações em vermelho e o lucro oriundo dessa operação de venda superou o prejuízo da compra das ações em vermelho.

long and short

Existem fundos Long and Short de dois tipos:
1 – Direcionais, cuja rentabilidade deve vir preponderantemente de operações Long and Short
2 – Neutros, cuja rentabilidade vem preponderantemente de títulos DI, e as operações Long and Short servem para potencializar os lucros, mantendo exposição neutra ao mercado de Renda Variável.

Rentabilidade dos Fundos Multimercado Long and Short

As rentabilidades dos Fundos Multimercado Long and Short, são muito diferentes e muito dependentes da capacidade dos Gestor do Fundos, e do tipo ( Neutro ou Direcional).

Normalmente os Fundos Long and Short Neutros, acabam por ter rentabilidades bastante próximas ao CDI, por vezes superando e por vezes ficando pouco abaixo do mesmo, mas tem o objetivo mais alinhado em superar o CDI no Longo Prazo ( mais de 1 ano ), e muito possuem histórico re rentailidades entre 110% do CDI e 140% do CDI.

Já os Fundos Long and Short Direcionais, possuem seu histórico bem mais descolado do CDI, e muito dependentes dos acertos do Gestor, estes fundos são indicados para prazos bastante longos, pois tem sua rentabilidade mais atrelada ao desempenho da Bolsa e a Volatilidade da Bolsa de Valores.

Vantanges

1 – No caso dos Fundos Multimercado Long and Short – Neutros, você tem rentabilidades bastante superiores a SELIC / CDI, com um acréscimo razoavelmente baixo de volatilidade e risco;
2 – Estes fundos tem prazo curto de resgate, apesar de ser aconselhado investir a um prazo mínimo de 1 ano;
3 – Os Fundos Fundos Multimercado Long and Short – Direcionais, tem rentabilidades bastante atreladas ao desempenho da Bolsa, porém com uma volatilidade bastante menor. Sendo que os melhores fundos conseguem mitigar os períodos de queda das Bolsas;

Desvantagens

1 – Os fundos “Neutros”, podem por vezes passar períodos extensos com performance abaixo do CDI/ SELIC.;
2 – Os fundos direcionais adicionam um risco atrelado a Bolsa, não sendo indicado para Perfis de Investidor mais conservadores;
3 – O Prazo para que o fundo performe como esperado é bastante longo, acima de 1 ano;

Quando investir em Fundos Multimercado Long and Short?

Assim como os Fundos Multimercado Juros e Moedas, estes fundos quando são do tipo Long and Short Neutro, são uma alternativa ainda mais apimentada aos Fundos de Renda Fixa tipo Renda Fixa, obviamente eles não podem fazer a substituição completa destes fundos, pois tem um perfil de Risco e Volatilidade muito maior e também não podem ser utilizados por investidores com Perfil de Investidor que não contemple ativos de Renda Variável.

Resumindo, quando o seu Perfil de Investidor não contemplar Renda Variável, você não deve investir neste tipo de fundo, se o seu perfil contempla ativos de Renda Variável, então você pode investir tanto nos fundos Neutro como Direcional.

Os fundos do tipo Neutro, podem ser usados para substituir uma parcela da alocação de Renda Fixa, que é uma composição entre: Fundos DI, Fundos Renda Fixa, Fundos de Crédito e de Inflação.

Os Fundos do Tipo Direcional, fazem o papel contrário, e podem ser usados para diminuir a volatilidade e risco de uma Carteira Sugerida como substituição de Fundos de Renda Variável mais agressivos como por exemplo Fundos de Ações.

Exemplos Fundos Neutros:

1 – Ashmore Long Short FIC

2 – XP Long Short

3 – BNP Paribas Long and Short

Veja um comparativo destes 3 fundos, e veja como eles com frequência superam o CDI ( que está em preto no gráfico), clique na imagem para ver os gráficos atualizados.

fundos-multimercado-long-and-short

Exemplos Fundos Direcionais:

1 – Votorantim Equity Hedge

2 – Quest Equity Hedge

3 – Opus Equity Hedge

Veja um comparativo destes 3 fundos, e veja como eles com frequência superam o CDI ( que está em preto no gráfico), clique na imagem para ver os gráficos atualizados.

fundos-multimercado-long-and-short-direcionais

Veja o que diz a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) sobre Fundos Long and Short Neutros
Fundos Long and Short Direcionais