Fundos de Investimentos Internacionais

Thales Barboza
Thales Barboza é Engenheiro Civil com MBA em Gestão Financeira. Palestrante do EuQueroInvestir.com e também Assessor de Investimentos do EuQueroInvestir A.A.I. assessores de investimentos.Me envie um e-mail: thales.barboza@euqueroinvestir.com ou então um WhatsApp: (47) 9.8838.0075
1

Foto: img-capa

Considerando o cenário e a instabilidade política econômica atual, é irracional manter todos os seus investimentos centralizados somente no Brasil. Uma parte da diversificação de sua carteira de investimentos deve estar descorrelacionada com o risco país.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Atualmente, somente 2% de títulos de Renda Fixa são emitidos no Brasil em relação ao total emitidos ao redor do mundo. Já na renda variável é ainda mais gritante, o Brasil corresponde a somente 1% do mercado acionário global.[/box]

Ou seja, o Brasil está para o mundo assim como o Maranhão está para o Brasil, você alocaria todo o seu capital somente no Maranhão? Não desmerecendo a histórica São Luis e os lençóis maranhenses, mas temos outras oportunidades ao redor do mundo.

lençóis maranhenses, mas temos outras oportunidades ao redor do mundo.

Existem algumas formas de investir internacionalmente, cito algumas:

[tie_list type=”checklist”]

  • Mandar dinheiro para um banco ou corretora no exterior e contar com uma assessoria de investimentos lá fora, porém, os bancos internacionais exigem um montante inicial relevante, algo próximo de 100 mil dólares dependendo da instituição;
  • Investir em Operações Estruturadas que lhe dão acesso a ações de empresas globais e / ou fundos de investimentos internacionais;
  • Aplicar em BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são nada mais do que ações de empresas globais negociadas no Brasil, como Apple, entre outras;
  • Investir por meio de Fundos de Investimentos Internacionais.

[/tie_list]

Neste texto quero me aprofundar na última forma (fundos de investimento internacionais) pois são os mais comuns e você pode ter acesso com um capital não tão elevado.

[banner id=”teste-perfil”]

Para introduzir, os Fundo de Investimento é uma modalidade de investimento coletivo. É uma comunhão de recursos sob forma de um condomínio onde os cotistas têm o mesmo interesse e objetivos ao investir, neste caso, diversificação internacional.

Para não me estender, irei detalhar 3 classes de fundos internacionais, que são Renda Fixa, Renda Variável e Cambial.

[banner nome=”facebook”]

Renda Fixa

Como o nome já sugere, são os fundos que investem em renda fixa ao redor do mundo, por exemplo, títulos públicos de países emergentes e desenvolvidos, debêntures de empresas globais como Coca Cola, entre outros.

Estes fundos se utilizam de uma estratégia de proteção cambial, deste modo tem correlação com o CDI e buscam gerar a rentabilidade nos títulos no exterior. Conseguem atrelar rentabilidade acima do CDI e volatilidade próxima de 2%. Cito alguns exemplos:

CDI e volatilidade próxima - gráfico

Renda Variável

Estes fundos também geralmente também proteção cambial para não ficar exposto a variação do Dólar, o exemplo mais conhecido é o fundo da Western atrelado ao índice S&P500, índice composto pelas 500 maiores empresas norte-americanas.

Note que devido a proteção cambial, o fundo obteve um retorno superior ao próprio ativo-objeto.

fundo da Western atrelado ao índice S&P500

Cambial

Por fim e não muito utilizado, existem os fundos cambiais. Estes, diferentemente dos outros, são para quem busca acompanhar a variação de alguma moeda, geralmente o dólar. Cito como exemplo o fundo BTG Pactual Dólar FI Cambial, que tem um longo histórico e alta correlação com a moeda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

fundo BTG Pactual Dólar FI Cambial

Gostou do artigo? Deixe seu contato.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.