O que são os fundos de debêntures incentivadas?

regiane delfino medeiros
Colaborador do Torcedores

Crédito: Pixabay

Para o investidor que busca diversificar seu portfólio, essa pode ser uma opção interessante

No atual cenário de juros cada vez mais baixos (Selic 5%) e inflação sob controle, a procura por alternativas mais rentáveis estão aumentando. Os famosos títulos do Tesouro Direto já não são mais a bola da vez.

Nesse contexto, em meio a uma enorme diversidade de produtos no mercado, uma opção vem ganhando cada vez mais espaço.

Então, para o investidor que busca diversificar seu portfólio uma opção interessante pode ser o fundo de debêntures incentivadas.

Isso porque esse fundo pode exigir um valor baixo de entrada, coisa que nem sempre é possível na debênture incentivada.

Não sabe o que é debênture incentivada?

É muito simples, basicamente são títulos de debêntures emitidas por Companhias que captam recursos para investir na área de infraestrutura.

Então as sociedades que implementam projetos nesta na área são incentivadas pelo governo federal através do benefício da isenção de Imposto de Renda. Por isso o nome de debêntures incentivadas.

 

O que são fundos de debêntures incentivadas?

Os fundos de debêntures incentivadas são fundos cuja carteira é composta majoritariamente por debêntures do setor de infraestrutura.

Umas das principais vantagens de investir nesse tipo de fundo é pulverizar o risco de investir em debêntures. Isso acontece porque ao comprar uma única cota do fundo, o investidor tem acesso a um pacote de debêntures. Com isso, ele minimiza o risco de investir.

Outra grande vantagem de investir nesse tipo de fundo diz respeito a facilidade de resgatar o dinheiro aplicado. Enquanto que uma debênture pode levar até cinco anos para ser resgatado, no fundo esse prazo pode ser reduzido a dias.

Na verdade, no fundo de investimento o prazo de resgate varia muito regras da empresa emissora do título.

Além disso, ao adquirir o fundo, o investidor terceira a gestão do investimento, ou seja, ele conta com um administrador que vai gerenciar melhor o aporte de novos recursos

Você já conhece o Eu Quero Investir no Instagram?

 

Fundo de debêntures incentivadas tem come-cotas?

Comecotas é o nome dado ao imposto de renda que incide sobre aplicações via fundos de investimentos.

Na verdade o come-cotas é uma antecipação ao recolhimento do Imposto de Renda em alguns fundos.

Ele é descontado a cada seis meses (no último dia de maio e no último dia de novembro).

Sendo assim, como já explicamos acima, o fundo de debêntures incentivadas é isento de Imposto de Renda. Isso quer dizer que esse fundos não sofrem a incidência de imposto de renda, logo o come-cotas não incide sobre eles.

 

LEIA MAIS

Money Week: conheça o maior evento online de investimentos do Brasil

 

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.