Setor de frigoríficos têm o melhor desempenho na Bolsa em agosto

regiane delfino medeiros
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: janjf93 por Pixabay

Ações de frigoríficos tiveram bom desempenho em agosto

Agosto foi um mês difícil para a Bolsa. Isso porque o Ibovespa registrou uma queda acumulada de 0,67% no mês. Mas, na contramão do pessimismo do mercado financeiro, algumas ações tiveram altas significativas.

Esse otimismo ocorreu principalmente entre algumas empresas exportadoras. Entre elas, cabe destaque para as ações da Marfrig, JBS, BRF. E o motivo para tamanha valorização pode estar relacionado à taxa de câmbio.

Em agosto o dólar registrou uma valorização de 8,5%, foi a maior alta mensal dos últimos 4 anos. Se por um lado isso pode ser ruim para quem importa, para quem exporta pode ser muito vantajoso.

Diante desse contexto de aumento na taxa de câmbio, o setor de frigoríficos foi realmente favorecido. Contudo, outros fatores também contribuíram para essa valorização. A a peste suína na China, por exemplo, provocou aumento na demanda por carne brasileira.

Entre as ações de destaque no mês de Agosto podemos citar:

Marfrig

A Marfrig Global Foods é considerada uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo. A empresa exporta para diversos países, inclusive a China é um dos principais consumidores. Em agosto as ações da Marfrig subiram mais de 25% . Já no acumulado do ano subiram quase 70%, o que mostra um excelente desempenho frente ao Ibovespa que valorizou pouco mais de 18%.

Frigorífico JBS

A JBS ,que opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros, também atende o mercado externo. A principal concorrente da Marfrig não ficou para traz e em Agosto subiu 19%, mas no acumulado do ano já registra uma valorização superior a 160%

BRF

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo e compete com as outras duas potencias do setor. Então, assim como as outras, tem boa parte de sua clientela no exterior. Os resultados dessa empresa em agosto também foram positivos, acumulando alta de 14% no mês e mais de 70% no ano.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Além do setor de frigoríficos, outros que prometem bons resultados com o dólar alto são os setores de siderúrgicas e mineradoras. Existe grandes expectativas para ações da Vale, Gerdau e CSN.

Isso porque também são grandes exportadoras de commodities, então boa parte de suas receitas também são em dólar.

Porém, nesse caso, outros fatores da conjuntura internacional precisam ser levados em consideração para as ações deslancharem. A Vale, por exemplo, caiu 8,5% em agosto devido as tensões da guerra comercial entre EUA e China, que é um grande consumidor do minério de ferro brasileiro.

Isso porque uma desaceleração econômica decorrente das disputas entre os presidentes Trump e Xi Jinping, provocaria redução na demanda global por produtos.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.