Frederico Trajano: saiba quem é o CEO da Magazine Luiza

Carla Carvalho
Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduada em Finanças pela UNISINOS/RS. Experiência de 17 anos no mercado financeiro, produtora de conteúdo de finanças e economia.

Crédito: Wikipedia

Frederico Trajano é CEO da Magazine Luiza (MGLU3) desde 2016. Filho da ex-presidente da Empresa Luiza Trajano, ele foi o responsável pela revolução digital no e-commerce da Magalu. Nesse sentido, já recebeu diversas premiações, sendo a última delas o Prêmio E-Commerce Brasil na categoria gestão e operações.

Em 2020, a Magazine Luiza atingiu o maior faturamento da sua história – R$ 43,5 bilhões. Isso representa um crescimento de 60% em relação a 2019. Além das vendas recorde, a empresa se tornou a líder brasileira do e-commerce formal. Esse sucesso tem grande influência de Frederico Trajano que, desde 2000, desenvolve as vendas online da empresa, as quais já representam mais de 25% do total.

Um dos grandes desafios impostos por Fred (como é chamado entre os colaboradores) é equilibrar o perfil tecnológico e os aspectos de proximidade nas relações humanas, que sempre caracterizaram a empresa. A seguir, saiba mais sobre a trajetória do CEO da Magalu.

Frederico Trajano – origem e formação

Frederico Trajano nasceu em 1976 na cidade de São Paulo. Ainda criança, começou a acompanhar a rotina da empresa, fundada pela sua tia-avó, Luiza Donato Trajano.

Formado em Administração de Empresas pela FGV, fez especialização na área na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ao regressar ao Brasil, atuou por quatro anos no Deutsche Bank antes de começar a trabalhar no Magalu, em 2000.

Carreira na Magazine Luiza

Um ano antes de Fred assumir os negócios da família, havia sido lançada a primeira loja virtual da Magazine Luiza. Dessa forma, desde o início, uma das principais missões do executivo era fortalecer o e-commerce da empresa.

Por isso, em 2003 assume a direção de marketing e começa a fomentar o desenvolvimento das vendas online. Com o tempo, Frederico Trajano começa a acumular outras responsabilidades e passa a responder também pela TI e logística da empresa.

O trabalho resulta na criação, em 2010, de uma plataforma de vendas pelo Facebook chamada MagazineVocê. Simultaneamente, criou o LuizaLabs, área da Magalu totalmente voltada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o e-commerce.

Em 2016, Frederico Trajano assume como CEO da empresa. Já no primeiro ano como principal executivo, conseguiu fazer as vendas online crescerem muito acima da média dos anos anteriores. Isso acabou lhe rendendo o prêmio de empreendedor do ano concedido pela EY BRA, sua primeira premiação no atual cargo.

No link abaixo, saiba mais sobre a história da Magalu.

E-commerce: desempenho e perspectivas

Segundo levantamento conjunto da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Neotrust, em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 68% comparado a 2019. Nesse sentido, a pesquisa apontou que foram mais de 300 milhões de compras pela internet, sendo que cerca de 20 milhões de consumidores utilizaram esse canal pela primeira vez. Isso fez com que as vendas online registrassem um crescimento nunca visto antes no país.

Em relação a 2021, a perspectiva é de que o e-commerce no Brasil mantenha um bom desempenho. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, as vendas online deverão crescer 26% até o final do ano, e chegar a R$ 110 bilhões.

A consultoria acredita que, mesmo que esse aumento seja menor do que o que ocorreu em 2020, ele deve ficar em patamar superior ao de antes da pandemia. Isso porque o isolamento contribuiu para a mudança de hábitos do consumidor, que passou a utilizar mais esse canal de vendas. Por fim, é esperado também o fortalecimento dos marketplaces, o que também fomentará as vendas pela internet.