Fraude envolvendo Bitcoins, fazia parte de esquema de pirâmide

A operação denominada “Lucro Fácil”, nesta terça feira (17), deflagrou um esquema de pirâmide do mercado financeiro que tinha em vista um suposto serviço de auxilio para a garimpagem de Bitcoins. A operação foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
bitcoin

Foto: imagem de uma moeda de bitcoin

Foram cumpridos oito mandatos nas sedes das empresas Bit Ofertas, Mineworld e Bitpago. Nas cidades de Campo Grande e São Paulo, os mandados de busca e apreensão foram feitos nas casas dos associados das companhias.

Luiz Eduardo Lemos conta que as empresas prometiam um lucro de 100%  às pessoas que investiam: “Como esquema de pirâmide as pessoas que não tinham verbas suficientes para investir, faziam o recrutamento de outras pessoas que poderiam investir e ganhariam com isso.  Já aos investidores era prometido um retorno de  100% do dinheiro investido”, conta o promotor do Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

Como funcionam os esquemas de pirâmides?

Sendo muito utilizado em fraudes, esse modelo  tem como base o recrutamento contínuo pessoas para investir.

Como funciona: A primeira pessoa consegue convencer outros investidores a lhe dar dinheiro para começar em um “investimento de lucro garantido”, que é comandado pelo mesmo.

Logo após, pede que sejam recrutados novos investidores, que receberão uma porcentagem do dinheiro de cada novo integrante e consequentemente dos novos sócios que eles trouxerem.

A cada nova camada, entram no negócio mais e mais pessoas para “investir” na base,  fortalecendo a pirâmide.

Mas ela não pode se sustentar, pois é necessário que cada integrante consiga conquistar dois novos participantes pelo menos. Não há como garantir o pagamento de todos os investidores da pirâmide, principalmente os do que estão na parte mais inferior. Estes, apenas sustentam os ganhos de quem está no topo da pirâmide.

O que fazer pra evitar cair nestes golpes?

O assessor de investimentos Arthur Severo dá algumas dicas de como se proteger deste tipo de golpe:

“O mercado de criptomoedas sem dúvida alguma é um mercado muito promissor, e é uma pena que pessoas mal-intencionadas o utilizem para enganar as pessoas. Fraudes existem em todos os mercados, porém como o mercado de criptos não é regulamentado, ele fica mais suscetível a esse tipo de problema.

As vezes os esquemas são tão bem mascarados que fica difícil falar exatamente se o investimento em questão é uma fraude ou pirâmide. Eu, particularmente, fico sempre atento a dois elementos: o primeiro elemento é quando o investimento rende muito acima da taxa livre de risco (SELIC, no nosso caso), isso merece atenção e de preferência entender a operação ou quais ativos compõem esse investimento.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Um retorno muito alto pode não significar uma pirâmide e sim uma bolha (preços muito inflados), essa bolha pode estourar e dizimar o mercado ou simplesmente trazer os preços a patamares mais reais.

O segundo elemento e esse sim aciona um alerta vermelho é quanto a rentabilidade (geralmente bem alta) é garantida ou prometida. Essa combinação promessa/garantia + rentabilidade alta, na maioria dos casos, resulta em casos de fraude.

Quando você investe em ativos que PODEM lhe render muito (criptomoedas e ações, por exemplo), saiba que eles PODEM lhe dar um grande prejuízo também. Se há promessas de altos retornos, duvide. THERE IS NO FREE LUNCH!!!

Quem somos e o que fazemos?

Somos um escritório de investimentos ligado à XP Investimentos – a maior corretora da América Latina.

Produzimos conteúdo diariamente, afim de informar e educar o investidor, além de oferecer assessoria financeira, desde a montagem da sua carteira de alocação, ao acompanhamento da rentabilidade dos seus investimentos.

Quer entender melhor como funciona o nosso trabalho, ou deseja marcar uma conversa com um assessor de investimentos? Basta preencher o formulário abaixo. Terei enorme satisfação em conversar com você!

[formulario-contato autor=”arthur.severo”]

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.