Fraude envolvendo Bitcoins, fazia parte de esquema de pirâmide

A operação denominada “Lucro Fácil”, nesta terça feira (17), deflagrou um esquema de pirâmide do mercado financeiro que tinha em vista um suposto serviço de auxilio para a garimpagem de Bitcoins. A operação foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
bitcoin

Foto: imagem de uma moeda de bitcoin

Foram cumpridos oito mandatos nas sedes das empresas Bit Ofertas, Mineworld e Bitpago. Nas cidades de Campo Grande e São Paulo, os mandados de busca e apreensão foram feitos nas casas dos associados das companhias.

Luiz Eduardo Lemos conta que as empresas prometiam um lucro de 100%  às pessoas que investiam: “Como esquema de pirâmide as pessoas que não tinham verbas suficientes para investir, faziam o recrutamento de outras pessoas que poderiam investir e ganhariam com isso.  Já aos investidores era prometido um retorno de  100% do dinheiro investido”, conta o promotor do Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

Como funcionam os esquemas de pirâmides?

Sendo muito utilizado em fraudes, esse modelo  tem como base o recrutamento contínuo pessoas para investir.

Como funciona: A primeira pessoa consegue convencer outros investidores a lhe dar dinheiro para começar em um “investimento de lucro garantido”, que é comandado pelo mesmo.

Logo após, pede que sejam recrutados novos investidores, que receberão uma porcentagem do dinheiro de cada novo integrante e consequentemente dos novos sócios que eles trouxerem.

A cada nova camada, entram no negócio mais e mais pessoas para “investir” na base,  fortalecendo a pirâmide.

Mas ela não pode se sustentar, pois é necessário que cada integrante consiga conquistar dois novos participantes pelo menos. Não há como garantir o pagamento de todos os investidores da pirâmide, principalmente os do que estão na parte mais inferior. Estes, apenas sustentam os ganhos de quem está no topo da pirâmide.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O que fazer pra evitar cair nestes golpes?

O assessor de investimentos Arthur Severo dá algumas dicas de como se proteger deste tipo de golpe:

“O mercado de criptomoedas sem dúvida alguma é um mercado muito promissor, e é uma pena que pessoas mal-intencionadas o utilizem para enganar as pessoas. Fraudes existem em todos os mercados, porém como o mercado de criptos não é regulamentado, ele fica mais suscetível a esse tipo de problema.

As vezes os esquemas são tão bem mascarados que fica difícil falar exatamente se o investimento em questão é uma fraude ou pirâmide. Eu, particularmente, fico sempre atento a dois elementos: o primeiro elemento é quando o investimento rende muito acima da taxa livre de risco (SELIC, no nosso caso), isso merece atenção e de preferência entender a operação ou quais ativos compõem esse investimento.

Um retorno muito alto pode não significar uma pirâmide e sim uma bolha (preços muito inflados), essa bolha pode estourar e dizimar o mercado ou simplesmente trazer os preços a patamares mais reais.

O segundo elemento e esse sim aciona um alerta vermelho é quanto a rentabilidade (geralmente bem alta) é garantida ou prometida. Essa combinação promessa/garantia + rentabilidade alta, na maioria dos casos, resulta em casos de fraude.

Quando você investe em ativos que PODEM lhe render muito (criptomoedas e ações, por exemplo), saiba que eles PODEM lhe dar um grande prejuízo também. Se há promessas de altos retornos, duvide. THERE IS NO FREE LUNCH!!!

Quem somos e o que fazemos?

Somos um escritório de investimentos ligado à XP Investimentos – a maior corretora da América Latina.

Produzimos conteúdo diariamente, afim de informar e educar o investidor, além de oferecer assessoria financeira, desde a montagem da sua carteira de alocação, ao acompanhamento da rentabilidade dos seus investimentos.

Quer entender melhor como funciona o nosso trabalho, ou deseja marcar uma conversa com um assessor de investimentos? Basta preencher o formulário abaixo. Terei enorme satisfação em conversar com você!

[formulario-contato autor=”arthur.severo”]