Frases que valem para a vida financeira da criança

Carla Carvalho
Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduada em Finanças pela UNISINOS/RS. Experiência de 17 anos no mercado financeiro, produtora de conteúdo de finanças e economia.

Crédito: Pixabay

Seja para ensinar, ou para dar uma bronca às vezes, todos nós já ouvimos (ou falamos) frases que valem para a vida financeira da criança.

Por serem tão repetidas, na maioria das vezes essas frases não são levadas a sério. Mas, se pararmos para pensar, muitas delas trazem lições que podemos aplicar a vários aspectos da vida, inclusive às nossas finanças.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Relembre algumas frases que valem para a vida financeira da criança

Neste Dia das Crianças, que tal relembrarmos algumas dessas afirmações que já fazem parte da sabedoria popular? Quais delas você ouvia ou costuma dizer para os seus filhos? Confira a seguir!

1 – Dinheiro não dá em árvore!

Sem dúvida, uma das clássicas frases mais repetidas por todas as gerações. Ao ouvirmos isso, sempre ficávamos muito frustrados, pois certamente estávamos insistindo em algo supérfluo ou fora do alcance financeiro de nossos pais.

No entanto, reconhecer o valor do dinheiro e o trabalho que dá para ele ser ganho é um dos principais objetivos da educação financeira. Para que entendam isso, as crianças precisam ser envolvidas desde cedo no orçamento doméstico. Ao tomar contato com a “vida de adulto”, fica bem mais fácil planejarem as suas vidas financeiras no futuro.

2 – Na volta, a gente compra

Em outras palavras: “não, você realmente não precisa disso!”

Depois de protestar e espernear ao ouvir essa frase, normalmente o desejo de consumo passa rapidamente. Nesse caso, o grande ensinamento é o controle do impulso de consumo. Quando se pensa de forma tranquila, pode-se avaliar o que de fato é necessário, e esse aprendizado é extremamente valioso para as crianças.

3 – Pede para o Papai Noel

Outra frase muito importante para a educação financeira dos filhos. Na verdade, o objetivo da afirmação é fazer com que os filhos compreendam o valor do dinheiro e o esforço necessário para consegui-lo. Por isso, a associação de presentes mais caros a datas ou situações especiais.

4 – Leva um casaco, pois vai esfriar

Você já parou para pensar em quantos problemas simples podem ser evitados quando se tem um mínimo de cautela?

Agora, transponha isso para a vida financeira, e perceba a importância dessa frase simples e muito antiga.

Desde o simples seguro do carro, até a formação da reserva de emergência, estar preparado para imprevistos faz toda a diferença quando de fato eles acontecem. Esse é outro ensinamento valioso para a educação financeira dos filhos.

5 – Se os seus amigos se jogarem da ponte, você vai fazer o mesmo?

Se você investe, certamente já ouviu falar sobre o “efeito manada” que, muitas vezes, toma conta do mercado financeiro.

Não são raras as vezes que uma alta ou queda repentina do preço de algum ativo leva investidores a apostarem rapidamente no que julgam ser uma tendência. Em muitos casos, essa corrida não tem nenhum fundamento que a justifique, o que é extremamente perigoso para o patrimônio.

Por isso, outro grande ensinamento para a educação financeira dos filhos é não ser influenciável. Em vez disso, é preciso sempre procurar por motivos plausíveis para tudo o que acontece no meio financeiro.

6 – Não é depois, é agora!

Parece que a velha mania de procrastinar nos acompanha desde cedo, não é mesmo?

Certamente, não há uma criança que nunca tenha ouvido isso, seja para arrumar o seu quarto, para fazer a lição de casa ou para cumprir com algum outro afazer importante.

Ao aplicarmos isso à educação financeira, conseguimos encontrar a disciplina necessária para investir com regularidade, por exemplo. Afinal, não é necessário muito para começar a formar as reservas, outro grande ensinamento para as crianças.

A propósito, você já pensou em presentear os seus filhos com um investimento neste Dia das Crianças? Preencha o formulário para que um assessor da EQI Investimentos entre em contato!

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo