Focus inclui componentes do IPCA nas próximas pesquisas

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) incluirá os componentes do IPCA na pesquisa Focus. Os dados passaram a ser pesquisados desde o último dia 14. E o relatório a ser divulgado no próximo dia 20, já contará com os novos dados.

De acordo com a autoridade monetária estão incluídos na nova pesquisa, entre outros, a taxa de desocupação e outros componentes do Produto Interno Bruto (PIB), pela ótica do consumo.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Focus: coleta ocorre para projeções mensais e anuais

Para os componentes do IPCA, a coleta ocorre para projeções mensais e anuais. Os preços administrados até então eram coletados apenas para horizontes anuais.

A taxa de desocupação, divulgada pela PNADC/M do IBGE, tem coleta para projeções mensais e anuais. Quanto aos novos segmentos do PIB, são coletadas projeções para a variação anual.

Projeções trimestrais passam a ser automaticamente calculadas e apresentadas pelo sistema para IPCA e seus componentes, câmbio e taxa de desocupação.

Em qualquer caso, projeções trimestrais são calculadas somente caso haja projeções (ou ocorridos) para os três meses do trimestre.

Na mesma data, deixaram de ser coletadas projeções para a variação da Produção industrial e para as variações trimestrais dos PIBs setoriais (Agropecuária, Indústria e Serviços). Permaneceu a coleta das variações anuais desses componentes do PIB.

O Relatório Focus passará a apresentar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos cinco dias úteis. Incluindo ainda o respectivo número de respondentes para ano atual e do próximo. Para os horizontes mensais, serão apresentadas colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos cinco dias úteis.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo