FMI anuncia fundos emergenciais contra o coronavírus

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/FMI

Os países contarão com fundos emergenciais contra o coronavírus do FMI e do Banco Mundial.

Segundo informaram nesta quinta-feira, 27, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial estão prontos para disponibilizar fundos emergenciais aos países que necessitem de recursos para combater as consequências econômicas do surto do novo coronavírus. A informação foi transmitira à imprensa em coletiva do porta-vox do FMI, Gerry Rice.

Rice afirmou que ainda não foi recebido nenhum pedido de ajuda. “Mas temos vários instrumentos financeiros, como os fundos emergenciais. Eles podem ajudar em casos de epidemias ou desastres naturais”, afirmou, segundo a AFP. Ele lembrou da ajuda que o fundo prestou a países africanos, durante o surto de Ebola. E que o fundo vem auxiliando fortemente a China neste período.

É crescente entre os economistas a avaliação de que, à medida que a epidemia avança além da China, fica mais certa uma desaceleração da economia global.

Fundos emergenciais e incertezas sobre encontro em abril

Como alertou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o país deve sofrer com a epidemia nos próximos meses, sendo desaconselhável a realização de grandes eventos ou eventos públicos. Com isto, fica suspenso, por enquanto o encontro do FMI que seria realizado em Washington no mês de abril.

Estes encontros acontecem uma vez a cada seis meses e atraem milhares de pessoas, entre economistas, ativistas, investidores, autoridades e jornalistas.

A definição da data está ‘sob revisão”, afirmou. Ele ressaltou, no entanto, que qualquer que seja o formato da reunião, haverá muito diálogo. E os membros do fundo discutirão, até lá, detalhes sobre os fundos emergenciais.

Contaminação por coronavírus de origem desconhecida assusta os EUA

Esta semana, autoridades do CDC confirmaram o primeiro caso confirmado de coronavírus de “origem desconhecida” nos Estados Unidos. Trata-se de um paciente que não viajou para áreas de risco, nem teve contato com outro infectado. Isto aumenta a tensão sobre as proporções que a epidemia pode tomar no país.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374