Conheça os fundos multimercados

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Encontramos no mercado financeiro uma variedade considerável de investimentos. Temos desde os mais simples e tradicionais, até aqueles que não são tão conhecidos pelo grande público.  Você já ouviu falar nos fundos multimercados? Se a sua resposta for negativa, não se preocupe, nessa pauta você encontrará tudo o que precisa saber para ficar bem informado sobre o assunto. Porém, antes de falarmos sobre os fundos multimercados, de forma bem simples, explicarei o que são fundos de investimentos.

O que é um fundo de investimento?

Fundo de investimento nada mais é do que uma forma de investir seu dinheiro coletivamente. Ao aplicar seu dinheiro num fundo de investimento, você e os demais investidores devem ter os mesmos interesses e possuírem os mesmos objetivos a serem alcançados. Ao aplicar seu dinheiro em um fundo de investimento, você estará adquirindo cotas do mesmo.

Para ficar bem fácil o seu entendimento, é como se você estivesse adquirindo uma casa dentro de um condomínio, se essa casa se valorizar, você poderá vendê-la com lucro. Assim funciona um fundo de investimento.

Preste bastante atenção num detalhe que não pode e não deve passar despercebido por parte dos aplicadores nesta modalidade de investimento. Ao investir seus recursos em um fundo, você estará concordando que ele será gerido e administrado por uma equipe de profissionais que tomarão a decisão do que fazer com seu dinheiro. Por isso, busque o máximo de informações possíveis a respeito de quem são as pessoas que vão administrar seus recursos. Feita essa explicação, voltamos aos fundos multimercados.

O que é um fundo multimercado?

O fundo multimercado é uma modalidade de investimento que possuí a liberdade de colocar os recursos dos participantes nos mais diferentes tipos de investimentos existentes no mercado financeiro. Para você entender bem como funciona, ao aderir a um fundo multimercado você estará permitindo que o gestor do seu fundo, se ele desejar, possa investir o seu dinheiro e dos outros participantes em diversos ativos, tais como: Tesouro Direto, CDB, Câmbio, Ações,  dentre outros ativos.

Por isso, fique bem atento ao seu nível de tolerância a determinados investimentos antes de aderir a um determinado fundo. Caso opte por se associar a algum de sua preferência, pegue antes o prospecto do fundo e analise atentamente para não ter surpresas.