Bolsa de Valores: conheça o Standard & Poor`s 500

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você tem interesse por notícias relacionadas ao universo das bolsas de valores? Se a sua resposta for afirmativa, você está no lugar certo. Nesta matéria, trarei informações sobre um dos índices de ações mais famosos, importantes  e emblemáticos do mundo. Seja bem-vindo ao universo do S&P 500.

O que significa a sigla S&P 500?

S&P 500 é a abreviatura de Standard & Poor’s 500 Index.

Você sabe o que é o S&P 500? 

O S&P 500 é uma carteira teórica das 500 ações mais representativas e negociadas na NYSE  (Bolsa de Nova Iorque) e na NASDAQ (Bolsa de Tecnologia).

Quando foi lançado o S&P 500?

Ele foi lançado em 4 de março de 1957.

Como são escolhidas as empresas que fazem parte do índice S&P 500?

As ações do índice S&P 500 são escolhidas por um comitê (comissão, junta, delegação), com base na sua liquidez, tamanho e indústria. Esse índice é reequilibrado (calibrado) trimestralmente, em março, junho, setembro e dezembro.

Quais as qualificações que uma empresa deve possuir para participar do S&P 500? 

A empresa deve ter sua operação nos Estados Unidos. Deve possuir um valor de mercado mínimo de US$ 6,1 bilhões. Pelo menos, 50% de suas ações devem estar disponíveis ao público. Deve possuir preço mínimo de US$ 1 por ação. No mínimo, 50% de seus ativos fixos e receitas devem ser provenientes dos Estados Unidos. A empresa deve apresentar por quatro trimestres seguidos, no mínimo, resultados positivos. As ações das empresas devem estar listadas na Bolsa de Valores de Nova York, Investors Exchange, NASDAQ ou BATS.

Conheça algumas das empresas que compõem o índice S&P 500: 

Facebook Inc, Visa Inc, Berkshire Hathaway Inc, JPMorgan Chase & Co, Walmart Inc, Bank of America Corporation, Mastercard In, The Walt Disney Co, Verizon  Communications Inc.

Por que é importante para o investidor em bolsa acompanhar o índice S&P 500? 

O investidor deve acompanhar o índice S&P 500, porque ele reúne algumas das melhores e maiores empresas do mercado mundial. Sendo, portanto, um índice de referência para as demais bolsas de valores do mundo.