FIDC: O que são e quanto costumam render este tipo de fundo?

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.
1

Crédito: freepik

Atualmente existem uma infinidade de fundos de investimentos a disposição no mercado. Alguns são de conhecimento geral do público, como os fundos de ações e os cambiais. Porém, existem outros fundos não tão conhecidos, como os Fundo de Investimento em Direitos Creditórios –  FIDC.

O que são FIDC?

Antes de entender o que é o FIDC, é preciso deixar bem claro o que são direitos creditórios. 

Sendo assim, todos os direitos que uma empresa tem a receber, seja através de cheques, cartão de crédito, aluguéis ou duplicatas, compreendem o universo do direito creditório.

Então, essas dívidas podem ser convertidas em títulos e posteriormente vendidas a terceiros.

Para facilitar imagine a seguinte situação: Uma empresa vende um produto a prazo ao consumidor por meio do cartão de crédito. 

Caso a empresa precise antecipar o recebimento destes recursos ela pode vender estes recebíveis para um FIDC na forma de direitos creditórios. 

Essa transação é vantajosa para a empresa, que recebe antes seus recursos. Por outro lado, é vantajosa também para o investidor, que é remunerado através da taxa de desconto.

Agora que isso ficou claro, vamos voltar ao conceito do FIDC. 

Trata-se de um fundo onde pelo menos 50% do patrimônio líquido dos cotistas são investidos em Direitos Creditórios.

É importante ressaltar que o FIDC é um fundo de renda fixa. Nestes termos o investidor conhece exatamente as taxas e o quanto irá receber ao final da aplicação.

Quanto costumam render o FIDC?

Entre os títulos de renda fixa, o FIDC é um dos que oferecem a melhor rentabilidade. Isso porque a rentabilidade de um FIDC pode chegar a 120% do CDI.

Apesar da maioria dos FIDCs utilizar um percentual da variação do CDI como parâmetro, outros indicadores também são usados. Entre eles, o FIDC pode estar atrelado a indicadores como IGP-M, IPCA ou ainda a Taxa Selic.

Leia mais:

Como identificar os melhores fundos imobiliários


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374