FGV: Indicador de Atividade Econômica cresce 2,8% em julho ante junho

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: reprodução/Pixabay

O Indicador de Atividade Econômica da Fundação Getúlio Vargas (IAE-FGV) apontou um crescimento de 2,8% em julho ante o mês anterior.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (11) apontaram ainda que, no comparativo com o mesmo mês de 2019, foi registrada uma retração de 6,3% da atividade econômica, reflexo da pandemia da Covid-19.

Indicador de Atividade Econômica sofre com “sequelas” da Covid-19

O isolamento social causado pelo novo coronavírus também deixou sequelas nos números referentes ao trimestre móvel terminado em julho.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o Indicador de Atividade Econômica apresentou retração de 4,3% na comparação com o trimestre fechado em abril, e de 9% com o trimestre móvel encerrado em julho do ano passado.

Os resultados somados dos últimos 12 meses também estão “no vermelho”.

Segundo o boletim divulgado pela FGV nesta sexta, a taxa acumulada em 12 meses (até julho) está negativa em 2,8%, enquanto o acumulado de 2020, também até o sétimo mês, é de -5,8%.

Como é formado o IAE

O Indicador de Atividade Econômica serve para antecipar a tendência da economia brasileira a partir da divulgação de três versões com base na divulgação das principais pesquisas mensais de atividade divulgadas pelo IBGE.

As informações compiladas pela Fundação vêm das seguintes fontes:

Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF); Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e; Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

De acordo com a página oficial do órgão, “as informações do indicador foram adaptadas para a pandemia com observância de alguns preceitos formulados pelo IBGE na divulgação das Contas Nacionais Trimestrais do segundo trimestre”.

FGV: desalinhamento da taxa de câmbio estabilizou em junho