O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) divulgou nesta quarta-feira (28) a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês), formado por dirigentes da instituição.
Em decisão unânime, a instituição manteve a taxa de juros inalterada no intervalo entre 0% e 0,25%.
Junto com isso, o Fed reforçou sua visão de que a economia continua a se fortalecer.
Segundo a ata, os setores mais afetados pela pandemia mostraram melhorias, mas não se recuperaram totalmente. A inflação subiu, refletindo em grande parte fatores transitórios. As condições financeiras gerais permanecem acomodatícias, em parte refletindo medidas de política para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA.
Além disso, o comitê disse que houve progresso em relação às metas do Fed em relação ao emprego e à inflação, um aceno de que mudanças na política, especialmente no que diz respeito à compra mensal de títulos, podem estar a caminho.
O Federal Reserve confirmou a compra mensal de US$ 120 bilhões em Treasuries e títulos hipotecários.
Por fim, a ata relata que a trajetória da economia continua dependendo do curso da Covid-19. O progresso na vacinação provavelmente continuará a reduzir os efeitos da crise de saúde pública na economia, mas os riscos para as perspectivas econômicas permanecem.
Reação do mercado
Após a divulgação, o Ibovespa acelerou os ganhos para 0,96% a 125.810 pontos, enquanto o dólar reduziu a queda e passou a operar estável a R$ 5,180.
Já as bolsas em NY melhoram, com S&P 500 passando para o positivo (+0,01%) e Dow Jones reduz queda para 0,25%.