Fed diz que ‘tapering’ pode ter início em meados de novembro

Felipe Moreira
Editor na EuQueroInvestir, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional.
1

O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) divulgou nesta quarta-feira (13) a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês), formado por dirigentes da instituição.

Os membros discutiram em sua reunião de 22 de setembro o início do tapering, que pode ser iniciado em meados de novembro se for anunciado na próxima reunião.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

A ata diz que parte do Comitê julga que uma redução mais rápida no ritmo de recompras de ativos pode ser necessária.

A instituição manteve as taxas de juros de referência perto de zero, mas indicou que os aumentos das taxas podem ocorrer em breve, ao mesmo tempo em que reduz significativamente suas perspectivas econômicas para este ano.

Emprego e atividade econômica

De acordo com a ata, as projeções do PIB foram revisadas para baixa por problemas na oferta e variante delta. Os membros concordaram que aumento nos casos de covid-19 retardou recuperação.

O Fed diz estar preparado para ajustar política monetária conforme apropriado.

Com relação à inflação, o Fed vê a alta dos preços mais persistente do que o previsto. Isso acontece em função da escassez de mão de obra e outros suprimentos.

Dessa forma, segundo a ata, a trajetória da economia ainda depende da evolução da pandemia, e riscos permanecem no radar.

Reação do mercado

Após à ata do Fed as bolsas em NY apresentam leve alta. O S&P 500 sobe 0,25%, o Nasdaq valoriza 0,61% e Dow Jones tem alta de 0,02%.

Ibovespa opera aos 113.805,83 pontos, alta de 1,45%.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo