FBCF divulgado pelo Ipea recua 1% em novembro

Fernando Augusto Lopes
null
1

O Indicador mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda (3) recuou 1% no mês de novembro na comparação com outubro. A queda já inclui o ajuste sazonal.

O indicador é calculado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles bens que servem para produzir outros bens. São basicamente máquinas, equipamentos e material de construção. Ele é importante porque indica se a capacidade de produção do país está crescendo e também se os empresários estão confiantes no futuro.

O índice já havia desacelerado 2% em outubro em relação a setembro.

Segmentos da FBCF

São três segmentos que compõem a FBCF: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Um deles teve retração na recente medição do Ipea; e outros dois, avanço tímido.

Em novembro, houve recuo de 4% nos investimentos de máquinas e equipamentos, o maior entre os três. Isso inclui a produção nacional, que avançou 0,4%, e a importação, que retraiu 5,1%, voltando a ser o destaque negativo no período. Em contrapartida, houve um ligeiro aumento de 0,5% na construção civil e de 0,4% no segmento outros ativos fixos.

Na comparação com novembro de 2018, o índice FBCF registrou uma retração ainda maior, de 1,8%. Na análise interanual por segmento, o comportamento foi heterogêneo: enquanto a construção civil avançou 0,6% e os outros ativos fixos tiveram alta de 3,9%, máquinas e equipamentos tiveram uma queda mais acentuada do que a apontada na atual medição, de 6,7%.

Trimestre

Já no trimestre móvel terminado em novembro, o indicador avançou 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, também houve crescimento, mas num ritmo menos acelerado, passando de 2,6% até outubro para 2,1% até novembro.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.