Expectactiva de nova CPMF provocou desentendimentos no governo

Ao que tudo indica, a expectativa do novo imposto sobre transações financeiras é caso encerrado

regiane delfino medeiros
Eu Quero InvestirColaborador do
nova-cpmf

Crédito: Steve Buissinne / Pixabay

Após a aprovação da reforma da previdência, a pauta da discussão se volta agora para a reforma tributária. E na esteira das últimas polêmicas está a criação de um novo imposto sobre transações financeiras, nos moldes da antiga CPMF.

Já conhece o nosso canal no YouTube?  Clique e se inscreva

O projeto, proposto pela equipe do ministro da economia Paulo Guedes, vinha sofrendo resistência dentro do próprio governo.

Isso porque o presidente Bolsonaro, ainda durante a campanha presidencial havia se comprometido a não criar novos impostos no país. Inclusive o presidente se posicionou publicamente contra a recriação de uma nova CPMF.

Na última quarta-feira, 11, houve a primeira baixa na equipe econômica de Paulo Guedes. O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, foi demitido por “divergências no projeto da reforma tributária”.
A partir disso, Bolsonaro afirmou que está fora de cogitação, no projeto da reforma tributária, uma nova CPMF ou qualquer outra medida que aumente a carga tributária no país.

Como funcionaria o novo imposto

Esse novo imposto, constituído para ser de caráter permanente,  incidiria sobre todas as transações financeiras, ou seja, englobaria débito, crédito, depósitos e saques.

Com o nome batizada de Imposto sobre Transações Financeiras (ITF), o novo tributo financeiro sobre o débito e o crédito seria inicialmente de 0,20% (Tanto para quem recebe quanto para quem paga). Já para saques e depósitos em dinheiro a incidência é de 0,40%.

Pontos positivos do novo imposto

O objetivo do novo tributo, da nova CPMF, seria desonerar a folha de pagamento substituindo gradualmente a contribuição previdenciária que hoje incide na folha de pagamento dos funcionários. Os impactos imediatos disso seriam redução dos custos trabalhistas o que por sua vez estimularia a geração de novos empregos.

Além disso, segundo Paulo Guedes, esse imposto “ tem uma capacidade de tributação muito rápida e muito intensa. Ele põe dinheiro no caixa rápido, e se ele for baixinho ele não distorce tanto”.

Ainda de acordo com o ministro, a estimativa seria de arrecadar até R$ 150 bilhões ao ano.

Pontos negativos do novo imposto

Fato é que o imposto, por ter característica de alíquota única, é regressivo. Isso significa que ele é desproporcional, então independentemente do trabalhador receber um ou uma dezena de salários mínimos, a alíquota de imposto é a mesma. Então, nessa conta, os maiores prejudicados são os que possuem renda menor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Além disso, é um imposto cumulativo e que portanto atinge toda a cadeia produtiva .

Os desafios da proposta de Paulo Guedes são muitos, visto que convencer o presidente Bolsonaro não é suficiente. A medida também sofre rejeição do Congresso e da Câmara dos Deputados.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.