Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
EUA: auxílio desemprego cresce para 222 mil pedidos; abaixo da projeção

EUA: auxílio desemprego cresce para 222 mil pedidos; abaixo da projeção

Os pedidos de auxílio desemprego dos Estados Unidos (EUA) subiram para 222 mil requisições. A projeção era de 240 mil novos pedidos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Departamento do Trabalho (DOL, na sigla em inglês),

Os dados da semana passada foram revisados para baixo em 5.000, ficando então em 194 mil pedidos. Portanto, houve um aumento de 28 mil requisições da semana anterior para a atual.

Sendo um dos indicadores americanos mais debatidos pela sociedade, os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA registram de forma constante a situação econômica dos EUA. Até porque, eles refletem a situação dos empregos em geral no país semanalmente, com divulgação do dado toda quinta-feira.

auxílio desemprego

Auxílio desemprego: média móvel atinge 238.750 pedidos

Por outro lado, na semana encerrada em 27 de novembro, a média móvel de quatro semanas foi de 238.750. Houve portanto uma redução de 12.250 da média revisada da semana anterior.

Publicidade
Publicidade

Este é considerado o nível mais baixo para essa média desde 14 de março de 2020. Naquela ocasião, a média móvel havia atingido 225.500 novas requisições. A média da semana anterior foi revisada. Esta foi reduzida em 1.250 de 252.250 para 251.000 requisições.

Dados não ajustados

O número antecipado de dados não ajustados, com base em pedidos por meio de programas estaduais, totalizou 211.896. Isto ocorreu na semana encerrada em 27 de novembro.

Houve, portanto, uma retração de 41.622 (ou queda de 16,4%) em relação à semana anterior. Os fatores indicavam uma diminuição de 69.304 (ou redução de 27,3%) em relação à semana anterior.

Na mesma semana de 2020, foram registradas 711.416 requisições. Para a semana encerrada em 27 de novembro, 31 estados relataram 1.406 reclamações iniciais de auxílio desemprego pandêmico.

O número total de pedidos em semanas contínuas, até 13 de novembro atingiu 2.306.353. Significa um aumento de 21.564 em relação à semana anterior. Na mesma época do ano passado, havia 20.756.040 requisições.

BTG (BPAC11): resultado é surpresa positiva

O banco BTG Pactual (BPAC11) avaliou que foi, em mais uma semana de surpresa positiva, o indicador apresentou um resultado abaixo do esperado. Permanecendo abaixo dos 300 mil pedidos pela 8ª semana consecutiva, com leitura semelhante ao que era observado antes da pandemia.

De acordo com o banco, a manutenção dos dados positivos para o mercado de trabalho corrobora com os resultados mais fortes de atividade e do ADP. Ficando em linha com a perspectiva de que os EUA devem liderar o crescimento mundial no quarto trimestre. Enquanto a Europa enfrenta novas medidas de isolamento social com o avanço da Covid-19 e a China segue com desafios domésticos.

Para os próximos meses, os dados de atividade divulgados apontam para um cenário de resiliência da economia norte-americana. Que apesar das surpresas inflacionárias, tem apresentado um crescimento econômico relevante, fortalecendo a perspectiva de um Dólar global elevado no curto prazo.

Na próxima sexta-feira, o payroll (geração de emprego) será o próximo grande indicador a ser divulgado. A projeção é que ocorra a criação de mais 546 mil vagas. Além de vir acompanhado dos dados de rendimento (salário) dos trabalhadores, outro indicador considerado relevante para a dinâmica de inflação nos próximos meses.