EUA: Secretário do Tesouro admite que país pode precisar de nova injeção de recursos

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images

Steven Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA, admitiu que o país pode precisar de uma nova injeção de recursos do Fed para reaquecer a economia.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

De acordo com Mnuchin, o plano econômico do governo, que já injetou mais de US$ 3 trilhões em recursos, precisará ser reavaliado à medida que o país começa a ser reaberto.

“Acho que há uma forte probabilidade de que precisaremos de outra lei. Vamos revisar (o plano econômico) cuidadosamente nas próximas semanas e dizer muito claramente como precisaremos gastar mais dinheiro e se precisaremos”, comentou, segundo a agência France Presse.

Recentemente, no entanto, Mnuchin havia afirmado que “não era o foco no momento” o pacote de US$ 3 trilhões aprovado pela Câmara dos Deputados, cuja maioria é da oposição democrata.

Para o secretário do Tesouro, esse pacote nada mais era do que “um projeto de lei partidário”.

Desemprego

“A situação atual é sem precedentes”. Assim o secretário do Tesouro dos EUA comentou a atual situação envolvendo o desemprego no país.

Segundo ele, o alto nível de desemprego no país não é somente fruto de questões econômicas, mas, principalmente, pela emergência de saúde, causada pela crise da Covid-19.

“Estamos reabrindo a economia lentamente”, comemorou, na expectativa de ver os níveis de desemprego, que atingiram o ápice desde a grande depressão, diminuírem.

Fed se dispõe a ajudar

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, comentou nessa semana que o Fed poderia ceder uma ajuda emergencial, argumentando que, apesar do custo, valeria a pena caso o pacote econômico pudesse evitar um maior colapso econômico.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Mnuchin, por sua vez, afirmou que o segundo trimestre do PIB dos EUA será “terrível” por conta da pandemia de coronavírus, mas que espera uma “recuperação gigantesca” do país no quarto trimestre.

Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir