Democratas de Iowa dão a largada nas eleições americanas nesta segunda

Omar Salles
null

Crédito: Crédito: divulgação, pré-campanha do senador Bernie Sanders, Estados Unidos

O caucus – um tipo de primária mais simples – de 3 de fevereiro marca a largada das eleições americanas para o Partido Democrata. Enquanto o presidente Donald Trump tende a ser o candidato republicano sem contestação, entre os democratas a disputa será acirrada.

Pesquisas apontam que a liderança para vencer em Iowa está entre Joe Biden, ex-vice-presidente e ex-senador, e entre o senador Bernie Sanders. Iowa é um pequeno estado com 3 milhões de habitantes no Meio-Oeste dos Estados Unidos. Cerca de 90% da população é branca, de origem anglo-saxã e alemã, e mais da metade é evangélica.

“Demograficamente, Iowa parece com a América do Século XIX”, disse Leon Hardt, editorialista do jornal The New York Times. Por que as primárias em Iowa adquiriram tanta importância para democratas e republicanos?

Largada

Não apenas porque são as primeiras primárias do calendário eleitoral, ocorrendo sempre (por Lei, desde 1972) no começo de fevereiro. Mas porque existe uma superstição de que o vencedor em Iowa será eleito presidente.

Foi assim com a pré-candidatura do advogado Barack Hussein Obama, pouco conhecido nos Estados Unidos em 2008. Obama derrotou a favorita do Partido Democrata, Hillary Clinton, na primária em Iowa.

E a partir daí foi derrotando Hillary numa série de Estados maiores, até se sagrar candidato em 2008 pelos democratas contra o republicano John McCain.

O caucus não pode ser considerado uma eleição primária no sentido de uma convenção partidária, até mesmo de uma convenção de um partido brasileiro grande, como o PT e o PSDB. É um evento muito mais simples, se parecendo com uma reunião de condomínio.

No dia 3, os democratas farão 1661 “caucuses” em Iowa. É a partir desta votação que serão escolhidos os primeiros 41 delegados do Partido Democrata que votarão na Convenção Nacional do partido, que deverá ocorrer no final de julho ou início de agosto.

No total, votarão na convenção no começo do segundo semestre 2.441 delegados do Partido Democrata. Os delegados é que escolherão o candidato a presidente, que por sua ver nomeará o vice.

Pesquisas

Nas pesquisas, além de Biden e de Sanders, pontuou significativamente a senadora Elizabeth Warren. O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que ainda está na disputa, não pontuou na sondagem.

Se um pré-candidato não pontua em Iowa, invariavelmente desiste da disputa antes da segunda primária, em New Hampshire. Foi assim em 2008 com o então excêntrico milionário de Nova York, Donald Trump, pré-candidato republicano que naquele ano abandonou a disputa após não pontuar em Iowa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A segunda primária do Partido Democrata ocorrerá em 11 de fevereiro em New Hampshire.