EUA: BC prevê expansão modesta da economia no Livro Bege

Omar Salles
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, publicou nesta quarta-feira o Livro Bege, relatório elaborado pelos 12 governadores regionais da instituição. Todos concordam que a economia americana manteve seu ritmo de expansão no quarto trimestre de 2019. A atividade da manufatura permanece fraca, com a exceção de Nova York e Boston. Muitos governadores disseram que empresários se queixam da falta da mão-de-obra qualificada, principalmente no setor bancário e de TI. Mas o varejo manteve um ritmo satisfatório de vendas na temporada do final do ano. A projeção é de que o ritmo de crescimento econômico será mantido no primeiro trimestre de 2020.

No geral, os distritos de Dallas (Texas) e Richmond (Virginia) registraram crescimento econômico superior à média, enquanto os distritos de Filadélfia, Kansas City e Saint Louis tiveram retração econômica. A maioria teve crescimento nas vendas do varejo durante a temporada das festas de fim de ano, entre a última sexta-feira de novembro (Black Friday) e o Natal. As vendas de carros novos e usados subiram em alguns distritos, como Nova York. As vendas de casas foram descritas como fracas, embora o aluguel de imóveis esteja em expansão. Alguns distritos repararam que os donos de restaurantes são pressionados pelos preços em alta dos alimentos. Vendas de casas permaneceram fortes em Richmond e na Virginia.

“A atividade econômica continuou em expansão no final de 2019.  Empresários da indústria e do varejo observaram que houve uma melhora de modesta a moderada no faturamento, em comparação ao ano passado, com os resultados melhores na indústria de software e tecnologia da informação”, diz um trecho do Livro. Segundo os depoimentos, empresários nos três setores (indústria e comércio, software e TI) informaram que existe falta de mão-de-obra, mas os salários permanecem os mesmos.

“Os empresários e vendedores ouvidos mostraram um otimismo cauteloso com a perspectiva econômica. Mas vendedores de carros disseram que as vendas foram muito boas em dezembro”, relata o Fed de Nova York. Nos estados de Nova York, Nova Jersey e Rhode Island, consumidor notaram aumentos nos preços dos serviços de educação, saúde e turismo. O estoque de imóveis à venda cresceu principalmente em Nova York, com os preços ligeiramente em queda em comparação há doze meses.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.