EUA: BC prevê expansão modesta da economia no Livro Bege

Omar Salles
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, publicou nesta quarta-feira o Livro Bege, relatório elaborado pelos 12 governadores regionais da instituição. Todos concordam que a economia americana manteve seu ritmo de expansão no quarto trimestre de 2019. A atividade da manufatura permanece fraca, com a exceção de Nova York e Boston. Muitos governadores disseram que empresários se queixam da falta da mão-de-obra qualificada, principalmente no setor bancário e de TI. Mas o varejo manteve um ritmo satisfatório de vendas na temporada do final do ano. A projeção é de que o ritmo de crescimento econômico será mantido no primeiro trimestre de 2020.

No geral, os distritos de Dallas (Texas) e Richmond (Virginia) registraram crescimento econômico superior à média, enquanto os distritos de Filadélfia, Kansas City e Saint Louis tiveram retração econômica. A maioria teve crescimento nas vendas do varejo durante a temporada das festas de fim de ano, entre a última sexta-feira de novembro (Black Friday) e o Natal. As vendas de carros novos e usados subiram em alguns distritos, como Nova York. As vendas de casas foram descritas como fracas, embora o aluguel de imóveis esteja em expansão. Alguns distritos repararam que os donos de restaurantes são pressionados pelos preços em alta dos alimentos. Vendas de casas permaneceram fortes em Richmond e na Virginia.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

“A atividade econômica continuou em expansão no final de 2019.  Empresários da indústria e do varejo observaram que houve uma melhora de modesta a moderada no faturamento, em comparação ao ano passado, com os resultados melhores na indústria de software e tecnologia da informação”, diz um trecho do Livro. Segundo os depoimentos, empresários nos três setores (indústria e comércio, software e TI) informaram que existe falta de mão-de-obra, mas os salários permanecem os mesmos.

“Os empresários e vendedores ouvidos mostraram um otimismo cauteloso com a perspectiva econômica. Mas vendedores de carros disseram que as vendas foram muito boas em dezembro”, relata o Fed de Nova York. Nos estados de Nova York, Nova Jersey e Rhode Island, consumidor notaram aumentos nos preços dos serviços de educação, saúde e turismo. O estoque de imóveis à venda cresceu principalmente em Nova York, com os preços ligeiramente em queda em comparação há doze meses.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.