EUA afirmam que vão agilizar conversa sobre economia com o Brasil

Rebeca Torres
null

Crédito: Alan Santos/PR / Wikimedia Commons

Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), publicou um comunicado na última sexta-feira (17) afirmando que vai agilizar conversa sobre a situação econômica com o Brasil. O bate-papo com autoridades brasileiras aconteceu por videoconferência na quinta-feira (16), de acordo com reportagem do portal de notícias UOL.

A nota iniciou informando que integrantes de alto nível do USTR tiveram uma conversa com ministros brasileiros das Relações Exteriores, Economia e Agricultura, onde debateram a respeito da “implementação de uma agenda econômica e comercial ambiciosa entre o Brasil e os Estados Unidos, como combinado pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump”, em reunião que aconteceu no dia 07 de março, em Mar-a-Lago, na Flórida.

Dizendo ainda que a visão compartilhada por ambos aponta para um engajamento estratégico e em constante transformação dos dois países que resultará em uma “parceria comercial e econômica”.

Os dois governos entraram em um acordo e vão acelerar ainda mais o diálogo comercial que já está em andamento no âmbito da Comissão sobre Economia e Relações Exteriores (ATEC, na sigla em inglês), com conclusão de um acordo sobre regras comerciais e transparências, incluindo a facilitação de comércio e boas práticas regulatórias previstas para acontecer ainda em 2020, conforme afirmou a nota americana.

“Eles também concordaram em consultas domésticas, consistentes com procedimentos de cada país, para solicitar informações sobre como melhor expandir o comércio e desenvolver a relação econômica bilateral”.

O comunicado diz ainda que a Comissão ATEC vai continuar com o objetivo de aprofundar esse engajamento, a fim de avançar na agenda de curto prazo e também fazer “trabalho preparatório para uma parceria mais aprofundada”. Os contatos que ocorreram entre as autoridades comerciais dos dois países já eram esperados para esta semana.

LEIA MAIS

https://www.euqueroinvestir.com/nos-eua-pacote-de-us-2-trilhoes-contra-coronavirus-pode-salvar-a-economia-por-alguns-meses/

https://www.euqueroinvestir.com/parceria-economica-entre-eua-e-brasil-avanca/