EUA acredita que a China vai manter acordo comercial, apesar do coronavírus

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.
1

Crédito: Wikipédia

Um grupo empresarial norte-americano disse à Reuters na quinta-feira que acredita que a China cumprirá seus compromissos na “Fase 1” do acordo comercial, apesar da crise do coronavírus.

Para Craig Allen, presidente do Conselho Empresarial EUA-China (USCBC), a desaceleração dos negócios na China poderia afetar o momento das compras, mas ambos os governos se comprometeram a cumprir as metas. 

Embora o compromisso da China em aumentar as compras de produtos manufaturados, produtos agrícolas, energia e serviços dos EUA em US $ 200 bilhões até o final de 2021 seja “agressivo”, ele disse que a indústria dos EUA está pronta para enfrentar o desafio.

“O coronavírus não muda nada disso, embora possa afetar a linha do tempo”, disse Allen em entrevista coletiva em Washington.

Sob o acordo comercial, que entra em vigor oficialmente no sábado, a China prometeu aumentar as compras de mercadorias dos EUA em US $ 77 bilhões em 2020. Para 2021 estima-se um valor em torno de US$ 123 bilhões até 2021.

A USCBC anunciou na quinta-feira que cerca de 60 de suas empresas membros doavam suprimentos médicos, incluindo 2 milhões de máscaras faciais e outros produtos para hospitais em Wuhan. O esforço incluiu empresas como a seguradora Chubb, a varejista Walmart e a FedEx Corp, que doaram serviços de entrega.

Em uma pesquisa realizada com empresas-membro divulgada na quinta-feira, a USCBC disse que 78% dos entrevistados viam o acordo comercial da Fase 1 como positivo enquanto 12% o consideravam negativo. 

Mas 51% das empresas disseram que era muito cedo para dizer se os benefícios das ações comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a China superariam seus custos. E apenas 22% disseram que esperavam utilizar o mecanismo de disputa do acordo comercial.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374