ETF: o primeiro passo para investir na bolsa de valores

Alexandre Cerutti
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Jannoon028 / Freepik

Essa pode ser a maneira mais simples de iniciar seus investimentos na bolsa de valores e ter uma carteira de ações diversificada

ETF é uma sigla em inglês para Exchange traded funds. Em outras palavras é um fundo de índice que é negociado em bolsa. O objetivo desse fundo é replicar o índice que o nomeia, por exemplo, para o índice Bovespa (IBOV) existe o ETF BOVA11.

O ETF é semelhante à um fundo de ações composto pela mesma carteira de ações que o seu índice, visando obter de forma passiva os mesmos resultados. Se o índice variar 10%, por exemplo, o seu respectivo ETF vai variar, aproximadamente, o mesmo valor. Sendo ele positivo ou negativo.

Para entender melhor os ETFs primeiro precisamos conhecer o que são os índices de ações.

O que são os índices de ações? 

Os índices de ações são compostos pelas principais ações de um mercado ou setor em especifico. O Índice Bovespa, por exemplo, é composto pelas ações mais negociadas na bolsa brasileira e serve como indicador de desempenho. Existem outros índices, como o Small cap, S&P 500 e o IMAT e cada um serve como termômetro do seu respectivo mercado.

Para saber como investir em ações, veja o vídeo abaixo:

Agora, você pode estar se perguntando, qual a diferença entre fundos de ações e ETFs?

Diferenças entre ETF e Fundos de ações. 

Apesar de ambos possuírem uma carteira de ações, podemos observar algumas diferenças.

Os fundos de investimentos geralmente possuem um valor de aplicação inicial maior. E alguns fundos são restritos à investidores qualificados e profissionais. Nos ETFs você não encontra essas restrições.

Além disso, o resgate de fundos de ações demora, em geral, trinta dias para liquidação financeira. Os ETFs, por serem negociados em bolsa, tem liquidação em dois dias uteis.

Outra diferença, que podemos chamar de benefício, é taxa administração dos ETFs é próximo a 0,5% ao ano, enquanto nos fundos essa taxa sobe para 2%.

A carteira de ações dos fundos é montada de acordo com a estratégia do gestor, e necessariamente segue o padrão do mercado, tornando os fundos mais voláteis que os ETFs, que acompanham seus próprios índices.

Portanto ao acompanhar o índice de forma passiva, o ETF é considerado uma forma conservadora de investir em ações. É ideal para quem esta dando o primeiro passo na bolsa de valores, pois suas oscilações são mais brandas

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Porque escolher ETFs ? 

Diversificação: ao comprar ETFs você esta comprando uma carteira de ações em um único ativo, ou seja, você compra as melhores ações do setor.

Custo: o custo operacional para comprar o ETF é menor, pois com uma única compra você adquire diversas ações. Se você fosse comprar cada ação separadamente, terá o custo operacional para cada uma delas. Os valores dos ETFs são acessíveis, você encontra cotas a partir de R$50,00, respeitando o lote de 10 cotas (R$500,00).

Liquidez: os ETFs são negociados na bolsa de valores diariamente, facilitando a compra e venda das cotas. A liquidação financeira da operação respeita as normas da bolsa de valores, 2 dias uteis.

Acessibilidade: todo o investidor, não importa o perfil nem a experiência, pode comprar ETFs pelo home broker da sua corretora, basta procurar o nome do ativo (exemplo Bova11) e enviar a ordem à bolsa de valores.

Devido a essas características e vantagens é recomendado aos investidores que estão dando os primeiros passos na bolsa de valores comprarem ETFs. Desta maneira ele inicia suas aplicações com uma carteira das principais ações do mercado. Assim, ele diminui seus custos operacionais, taxas administrativas e volatilidade. Se você ficou interessado, converse com um assessor de investimentos e pergunte sobre os ETFs.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.