Eternit (ETER3) suspende atividades de subsidiária após ação judicial

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução / Eternit

A Eternit (ETER3) informou que suspendeu as atividades de sua controlada Sama Minerações, de Minaçu (GO). A suspensão ocorre após decisão proferida pelo juízo da comarca da Uruaçu pedindo a parada das atividades em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal.

A Sama vinha fazendo extração de amianto crisotila. A ação cita suposta “inexistência” de um “limite seguro” para a extração da substância. O amianto é considerado um elemento nocivo à saúde.

A companhia informou também que atua para reverter a decisão. Diz que há amparo para a operação regular conforme a Lei 20.514 de 2019, do Estado de Goiás.

Wiz (WIZS3): comitê descarta participação de funcionários em fraude

A Wiz (WIZS3) informou que o comitê especial, instalado no ano passado, para investigar as supostas fraudes envolvendo a empresa, não encontrou indícios de participação de funcionários da companhia.

De acordo com o comunicado, a investigação do comitê inclui o exame de cópias de documentos e instrumentos contratuais; entrevistas com funcionários e ex-funcionários; e revisão das políticas de procedimentos internos.

Com isso, o comitê iniciará um plano de ação aperfeiçoar as políticas de controle interno.

LPS Brasil (LPSB3) aprova programa de recompra de ações

O conselho de administração da LPS Brasil (LPSB3) aprovou a criação de um programa de recompra de ações da própria companhia. As ações que foram adquiridas poderão ser utilizadas para permanência em tesouraria, futura venda, cancelamento ou para fazer frente ao pagamento de participação nos lucros e resultados, conforme acordo coletivo.

Serão adquiridas até 5.000.000 de ações ordinárias (ON), que correspondem a 3,39% do total de ações ON da empresa.

O programa terá início no próximo dia 23. Os recursos a serem utilizados serão provenientes das reservas de capital da empresa. Isto graças ao lucro obtido do exercício atual e da reserva de lucros que venha a ocorrer durante o programa de recompra.