A crise causada pela pandemia de Covid-19 fez despencar a produção global de etanol, que deve fechar 2020 com uma queda de 20%.
De acordo com Brian D. Healy, diretor de desenvolvimento de mercado global de etanol do Conselho de Grãos dos EUA, a retomada dos níveis pré-pandemia só deve acontecer em 2022.
Segundo o especialista, aproximadamente 23 bilhões de litros do combustível foram perdidos neste ano, reflexo do fechamento de mais de 250 usinas em todo o mundo.
Produção de etanol acelera nos EUA
Durante sua participação na conferência virtual Platts APPEC 2020, registrada em texto pela Agência Reuters, Healy revelou que a produção do combustível nos EUA, no entanto, já deu sinais de recuperação.
Segundo ele, os números atuais estão somente 10% abaixo do nível registrado em 16 de agosto de 2019.
O diretor do Conselho de Grãos dos EUA comentou também que, depois de 2020, a implementação de políticas continuará sendo um fator chave para a demanda pelo produto.
Segundo Healy, alguns mercados que anunciaram expansões significativas em suas políticas de uso do combustível nos últimos dois anos começaram com atraso a implementação dos programas.
Leia também: Metade das empresas que fizeram IPO em 2020 está em queda