“Estamos nos preparando para o retorno”, diz presidente da Anfavea

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.
1

Crédito: Anfavea

Em live promovida nesta quinta-feira (23), pela Automotive Business, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, analisou a situação dos fabricantes de veículos no Brasil diante da crise do coronavírus.

Na entrevista, Moraes se mostrou muito preocupado com o cenário futuro. “O nosso setor está passando por um momento muito difícil”, disse o presidente da Anfavea, que estendeu a dimensão do problema para outras regiões do mundo, como Europa e Estados Unidos.

“É um momento dramático, com consequências de grande risco de uma recessão profunda em um futuro próximo”, alertou Moraes.

Segundo Moraes, um dos grandes problemas enfrentados pelo setor é a queda no capital de giro. “Nosso setor teve uma queda de receita de 80% aproximadamente”, revelou. Nesse contexto, as empresas eliminaram todos os gastos possíveis a fim de não sobrecarregar ainda mais o caixa.

Além da preocupação com o capital de giro, Moraes disse ainda que a associação está focada em trabalhar na preparação das fábricas e alternativas para retomada dos trabalhos.

A preocupação com a saúde também foi destacada, pois, são mais de 125 mil trabalhadores diretos no segmento e, por conta disso, 43 fábricas estão com as atividades suspensas.

Entretanto, Moares destaca que a preocupação com a economia é tão grande quanto com a saúde.

O presidente da Anfavea disse ainda que o cuidado não deve ser somente em achatar a curva de expansão da Covid-19, mas também em achatar a curva da recessão econômica que vai se instalar no país.

“Se a gente não pensar na economia, a gente vai ter uma depressão muito grande e muita gente vai morrer pelo caminho. A gente precisa achatar essa curva da economia para que a depressão, a recessão, seja a menor possível”, disse Moraes.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Preparando a retomada

O presidente da Anfavea anunciou ainda que está preparando a retomada da atividade econômica.

“É muito difícil fazer previsão agora, pois, o grau de incerteza é enorme, é mais interessante concentrar energia na retomada da atividade, como por exemplo, em como estimular o consumo”, analisou Moraes.  A previsão de retorno foi estimada entre final de abril até junho. A retomada gradual vai depender de cada cidade.

Para o segmento de carros no varejo provavelmente será mais difícil, já que o consumo da população será restrito nos próximos meses. Por outro lado, no segmento automobilístico do setor agrícola as expectativas são excelentes. “O setor de grãos está muito bem, contribuindo para aumentar a demanda por veículos no setor”, disse Moraes.

Segundo o presidente da Anfavea, o problema é sistêmico e deve ser resolvido de maneira sistêmica para não piorar a situação. Apesar da grande preocupação com os dois primeiros trimestres deste ano, Moraes acredita que talvez as coisa melhorem no terceiro ou quarto trimestre.