Especulação e hedge no milho em Chicago em 2019

Maurillo Marcondes Lários Naves
Agropecuarista, e assessor de investimentos. Apaixonado pelo mercado financeiro e focado em ajudar pessoas a atingirem seus objetivos financeiros.
1

Crédito: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Os contratos da commodity milho foram alvos de especulação nas bolsas de valores de Chicago. Apesar de negociados no exterior causam consequências no mundo todo.

O ano de 2019 está sendo muito instável na agricultura mundial, ocasionando grandes oscilações de preços. Recordes de produção e quebras de safra em diferentes partes do mundo alteraram as expectativas dos agentes econômicos. O milho, o cereal mais plantado e consumido no mundo, foi a cultura com maior impacto.

Os agricultores brasileiros de milho colheram uma produção recorde e conseguiram excelentes preços.

Os Estados Unidos, maior produtor e exportador  mundial de milho, teve problemas sérios na fase de plantio de suas lavouras. O excesso de chuvas e temperaturas baixas atrasaram a semeadura. Desde o início dos plantios se temia pela qualidade da germinação e desenvolvimento inicial das plantas dado a continuidade das chuvas, e consequentemente, alagamento de plantações. Com isso, o mercado passou a especular sobre o atraso do plantio e o tamanho da quebra da safra.

Como temido, não se cultivou toda a área esperada. Os mercados refletiram esse temor, em alta de preços. Portanto, a fim de se protegeram, e cumprirem seus contratos de exportações, as tradings trocaram posições de compra de grãos em desenvolvimento, nos Estados Unidos, pela safra recém colhida na América do Sul.

Bolsas de valores

Nos contratos negociados nas bolsas de valores também houveram mudanças nas posições dos participantes. Fato a ser analisado em maior detalhamento:

Na figura 1 as posições de compras e vendas de contratos futuros pelos produtores e consumidos e a cotação contrato futuro.

Figura 1 – Número de contratos e posições dos produtores e cotação do contrato futuro de milho

Conforme os preços do contrato futuro de milho foram subindo (linha amarela), as posições “SHORT”, que são as posições vendidas (linha vermelha), com expectativa de queda de preços, aumentaram. Dessa forma, de 600 mil contratos posicionados, no mês de maio, para 1.000.000 de contratos, no mês de junho, e se mantém até agosto, embora o preço do contrato futuro já tenha caído. De 450 cents / bushel, os valores retornaram a 380.

As elevadas posições vendidas, nos meses de julho e agosto, ilustram a expectativa deste grupo em continuidades do movimento de queda.

Abaixo, a figura 2 analisa, no período de 5 anos, as posições dos participantesOs produtores (agricultores e compradores) e os fundos de investimentos, em função do preço do contrato futuro do milho.

Posições dos produtores e fundos nos contratos de milho e cotação em 5 anos

A linha vermelha, com NET negativo, mostra que historicamente, os produtores são são vendedores de contratos futuros. Em 2019, mesmo com preços com máxima acima dos anos anteriores (linha amarela), as posições vendidas foram menores do que 2018 e próximas a 2016.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Provavelmente, por estes dois anos terem sido safras recorde nos Estados Unidos, a expectativa na queda nos preços era maior.
Paralelamente, os fundos de investimentos e especuladores reforçaram as posições de compra (linha verde), apostando na alta, enquanto os preços subiam. Sendo assim, saiam das posições tão logo as cotações caiam. Contudo, em anos anteriores, as posições compradas pelos fundos foram maiores, mesmo com cotações mais baixas.

Contratos de opções de hedge

Através das posições em contratos de opções é possível se detalhar ainda mais as expectativas dos agentes econômicos.

A figura 3 aglutina toda as posições. Para diversos vencimentos, em cada nível de preço (strike), para put, que são opções com expectativas de queda de preços, e para call, opções com expectativas de alta de preços.

Posições em opções call e put, vários vencimentos, para cada strike

Com um primeira batida de olho, já se nota que as calls, em cor azul estão bem acima do preço atual (um risco vermelho), sinal de que, as posições em viés de alta, não estão em zona de lucro. Já nas puts, diversas posições feitas nos strikes acima dos 360 cents / bushel estão em zona de lucro. As maiores posições das puts foram em 400; 380 e 370 c / bu.

Na prática, os detentores dessas puts podem exercer seus direitos e receber o lucro ou aguardar o encerramento do contrato. Posições em puts abaixo dos 360 não estão em zonas de lucro.

As atenções continuam na safra americana. Estima-se que mais de 50% das lavouras esteja em fase de enchimento de grãos, e uma pequena parcela, por volta de 15% esteja em fase endurecimento dos grãos. Ainda existem riscos climáticos, embora, menores. Temperaturas baixas, pouca luz solar, e poucas chuvas, podem atrapalhar a fase final da cultura.

Dia 23 Agosto, uma nova estimativa foi publicada, o Pro Farmer, com previsão de produção de 340 milhões de toneladas de milho, abaixo da estimativa anterior, de 350 milhões de toneladas, divulgada dia 12 de Agosto.

E a colheita se aproxima, e como se diz na roça: “A boca da colhedeira não mente”.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.