Especialistas apontam que a reforma da Previdência deve ser feita em um único projeto

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou recentemente que pretende “fatiar” a reforma da Previdência, contudo, muitos especialistas entendem que essa não é a melhor maneira de se cuidar e um assunto tão polêmico.

A mudança no atual sistema de Previdência Social brasileiro é um elemento-chave para que o Tesouro Nacional não entre em uma situação de insolvência. Além disso, sem que essa reforma seja feita, estima-se que o novo governo tem pouca ou nenhuma chance de ter um futuro promissor.

Caso a reforma da Previdência não seja feita, a dívida pública brasileira pode continuar em sua trajetória explosiva. Nesse sentido, em um dado momento, os investidores do Tesouro podem perceber o risco de um calote e devem iniciar uma fuga em massa para outros ativos, inclusive estrangeiros.

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]O fracasso na reforma provocaria uma grave crise de confiança no país, permitiria a volta de uma inflação sem controle e, também, marcaria o fim da esperança de uma retomada no crescimento. O desemprego pode piorar e, com isso, a renda dos trabalhadores cairia. A impossibilidade em atender às expectativas daqueles que elegeram Bolsonaro poderia causar uma grave crise de popularidade do novo presidente e isso causaria prejuízos à sua governabilidade.[/box]

A proposta de reforma feita pelo atual presidente Michel Temer ainda está sob análise do Congresso Nacional e pode ser retomada por Bolsonaro ou substituída por outra. Para isso, há um excelente estudo que foi conduzido pelo economista Paulo Tafner e financiada pessoalmente por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central.

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Algo que deixou muitos em dúvida é o que o novo presidente quis dizer ao dispor a ideia de “fatiar” a reforma da Previdência. Caso a explicação para isso seja a tentativa de aprovar a medida por meio de etapas, iniciando pelos privilégios (como explicou Bolsonaro), pode-se dizer que essa estratégia é equivocada.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

As reformas nos sistemas de Previdência Social são um tema polêmico em todo o mundo e, consequentemente, acabam consumindo uma boa parte das parcelas de capital político dos chefes de governo. Por esse motivo, o ideal é que sejam elaboradas em um projeto único, que contenha o maior número de pontos que demandam um aperfeiçoamento ou mudança.

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]Um exemplo de reforma “fatiada” que acabou não dando muito certo foi a promovida pelo presidente da Argentina, Maurício Macri. O seu projeto de mudança em etapas acabou gerando um grande desperdício de capital político nas várias tentativas que foram feitas. O resultado foi a frustração das expectativas dos investidores e do mercado financeiro, fato que acabou contribuindo para gerar uma grave crise que obrigou o país a recorrer ao FMI. Para se evitar uma fuga de recursos para o exterior, o governo precisou aumentar bruscamente a taxa de juros do país.[/box]

Outro ponto acerca dessa reforma “fatiada” é que ela levaria mais tempo do que o normal para que chegue a uma aprovação final, fato que poderia atropelar a agenda do governo no que diz respeito às outras reformas, como a tributária, pois, assim como a reforma da Previdência, demanda a elaboração de uma emenda constitucional, processo cujo rito de aprovação é complexo e bastante demorado.

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Caso Bolsonaro não desista da sua ideia de “fatiar” a reforma da Previdência, o que resta ao novo presidente é convencer a opinião pública e, em especial, o mercado financeiro, de que a sua proposta é o melhor caminho para a promoção da reforma do sistema previdenciário brasileiro. O que, até o momento, tem sido difícil de entender.

Mudando de assunto…

Que tal descobrirmos o seu perfil de investidor? O teste é fácil e rápido… Faça agora mesmo!

[banner id=”teste-perfil”]


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374