Especialistas afirmam que EUA estão em recessão por causa da pandemia

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

A Associação Nacional de Economia Empresarial (NASE) nos Estados Unidos, apresentou na última sexta-feira (10) um estudo feito com 45 economistas, sobre os impactos econômicos causados pela pandemia.

Mediante as estimativas o estudo afirma que o país já está vivenciando uma recessão. Acredita-se que o declínio continuará e a partir do terceiro trimestre a economia começará a reagir. Com informações do jornal O Globo.

“O consenso é de que o Produto Interno Bruto (PIB) declinou em taxa anualizada de 2,4% no primeiro trimestre de 2020, e vai encolher em taxa anualizada de 26,5% no segundo trimestre”, disse o presidente da Nabe, Constance Hunter, economista-chefe da KPMG.

A fim de conter a propagação do vírus, medidas severas precisaram ser tomadas. Empresas de diversos segmentos foram fechadas com intuito de evitar aglomeração e contaminação. Os EUA, já tiveram mais de 530 mil infectados e quase 21 mil mortes causadas pelo COVID-19.

Em nota o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, informou que 10% dos trabalhadores solicitaram o seguro desemprego. Em números representa cerca de 16 milhões de pessoas.

Os especialistas ouvidos pela entidade estimam que o número de desempregados deve alcançar 3,8% no primeiro trimestre desse ano, e para o segundo trimestre esse número irá dobrar chegando a 12%. E expectativa é que esses números reduzam até o final deste ano, chegando a 9,5% e 6% no final de 2021.

Acredita-se que a economia americana começará a recuperar folego ainda este ano. Embora os números não sejam os mesmos para alguns economistas. Segundo jornal o Globo “na média, a previsão é de crescimento de 2% no terceiro trimestre, de 5,8% no terceiro trimestre e de 6% no primeiro trimestre de 2021. ”

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“O painel é otimista sobre o retorno do crescimento econômico na última metade de 2020”, ressaltou Constance Hunter.

“Apesar da deterioração acentuada nas condições do mercado de trabalho, a previsão média sugere que as condições irão melhorar até o fim do ano com o apoio de estímulos fiscais e monetários agressivos”.

LEIA MAIS

Boris Johnson recebe alta hospitalar, mas segue em recuperação do Covid-19

Coronavírus no mundo: Rússia apresenta mais de 2.000 novos casos em um dia