Especialista em ETFs afirma: “Criptomoedas têm potencial de transformar o mercado financeiro”

Securities and Exchange Commission em Washington, D.C.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
bitcoin

Foto: imagem da moeda bitcoin

Ainda não se sabe se a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana algum dia aprovará as ETFs ligadas à criptomoedas. Porém, isso não impede um veterano do mercado de projetar a ascenção das mesmas no futuro, assim como outros produtos relacionados à criptomoedas.

Segundo o Bloomberg, o ex-CEO da Inside ETFs e ETF.com, Matt Hougan, está deixando a industria após 15 anos, para focar nas criptomoedas e diz acreditar que o modelo tem “potencial para transformar mercados”.

Assim como fizeram as ETFs, quando surgiram na década de 90.

Hougan agora é vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento na Bitwise Asset Management.
Ele também adotou o termo “ouro millennial”, muito usado pelos entusiastas.
Em entrevista, Hougan declarou:

Matt Hougan

Matt Hougan

“Quando eu penso em aplicações como o ouro, que é um mercado de 3 trilhões de dólares, existe essa ideia do Bitcoin ser o novo ouro, ouro millennial. É uma oportunidade multi trilionária, e quando se fala de utility tokens (serviços ou unidades de serviços que podem ou não ser comprados), cada um desses mercados pode ser substancial.”

É claro que Hougan não é o primeiro gigante do setor financeiro a aderir. Mike Novogratz, ex-trader de Wall Street, está tentando inaugurar um banco de investimento que ele espera transformar no próximo “Eldorado da Criptomoeda”. Ele recentemente descartou planos de lançar um fundo especulativo dedicado à moedas virtuais. Até mesmo o “mundialmente renomado guru dos commodities” Dennis Gartman aderiu ao blockchain.

Mike Novogratz

Mike Novogratz

O mercado das criptomoedas aumentou 25 vezes em tamanho no ultimo ano, chegando à cerca de U$500 bi, sendo pouco mais de um terço disso abrangido pelo Bitcoin, de acordo com informação da CoinMarketCap.

Entretanto, a questão do quão rápido o mercado ainda vai se desenvolver continua sem resposta, e a trajetória de cada moeda, assim como sua volatilidade, são difíceis de prever. Assim, investidores interessados devem diversificar.

Hougan diz estar trabalhando em definir uma metodologia de índice para o mercado de ativos digitais, e que critérios como capitalização de mercado e medições devem ser estruturadas de maneira diferente de outros ativos como ações e títulos.

Enquanto isso, a Bitwise, financiada por investidores como Khosla Ventures e General Catalyst, lançou no ano passado seu primeiro fundo. Atualmente, o Bitwise HOLD 10 Private Index Fund detém os 10 maiores crypto-ativos.

Há pelo menos um paralelo notável entre os primórdios das criptomoedas e das ETFs: Pequenos investidores tomam a dianteira enquanto as instituições se mantém céticas.

“As instituições ainda estão em modo de aprendizado, e vão eventualmente passar para o estágio de investimento” diz Hougan “e veremos os primeiros casos ainda este ano, com a intensificação da atividade em 2019 e daí em diante.”

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

É nessa perspectiva de um eventual aumento no interesse de investidores institucionais que ele aposta sua carreira.

De acordo com o Wall Street Journal, algumas companhias já começaram a criar produtos e plataformas de negócio que imitam certos aspectos do mercado de ações e títulos.

Pode parecer um paradoxo, mas neste mês uma empresa de Singapura levantou mais de 30 milhões de dólares de alguns dos maiores fundos de cobertura de criptmoedas, destinado a permitir que fundos de cobertura possam trocar grandes quantidades de Bitcoin e Ethereum sem se colocar contra o mercado.

Ao passo que todas as cripto-transações são publicamente registradas no blockchain, estes fundos (chamados de dark pools) ajudariam a dispersar e ocultar pedidos de transações de traders institucionais.

A Republic acredita que estas empresas podem captar um total de U$9 bi no comércio mensal de criptomoedas. Durante o período de aumento e queda dos últimos três meses, só a média diária de volume de bitcoin era de cerca de U$41 bi, segundo dados do blockchain.info.

A Republic diz “se você tem 1,000 bitcoin e quer trocar por outra criptomoeda, essa informação é visível por todos, e isso cria pressão para diminuição dos preços. Não se pode esconder transações no blockchain.”

Mas com a possibilidade de ocultar a identidade e e os detalhes dos pedidos, através de uma “dark pool” grandes investidores institucionais podem comprar e vender largas quantidades de ativos sem alertar o mercado em geral de suas intenções.

As dark pools são amplamente populares no mercado de ações norte-americano. Em dezembro, cerca de 40% do comércio de ações aconteceram fora da Bolsa. A Republic Protocol trabalha em algoritmos para a dissolução dos pedidos em uma variedade de plataformas de negócio.

Arthur Hayes

Arthur Hayes

Arthur Hayes, CEO da BitMex, uma plataforma de negócio cryptocurrency de Seychelles, diz que atualmente, a maioria dos investidores que detém grandes quantidades de bitcoin, negociam fora da bolsa). O que significa que eles próprios devem localizar investidores para efetuar as transações.

Ele também diz que “a dark pool pode agregar maior liquidez, o que em teoria eliminaria o risco de contrapartida em transações moeda-a-moeda”

Até hoje, os grandes pedidos eram feitos fora da bolsa e diretamente entre as partes. No entanto, várias corretoras de criptomoedas já lançaram dark pools próprias, ou já anunciaram planos para tanto.

A Republic espera que essa abordagem não-intervencionista – o processamento é distribuído pela rede e o código-fonte é disponível ao público – permitirá que se evitem as controvérsias que atormentam operadores de criptomoedas no mercado financeiro tradicional.

Em 2016, corretoras como a Barclays e a Credit Suisse pagaram U$153.3 mi em acordo à Comissão de Valores Mobiliários norte-americana referente à acusações de prática enganadora envolvendo suas dark pools, e incapacidade de prevenir ações predatórias onde traders compravam e vendiam ações antes que grandes gerentes de ativos tivessem chance.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.