Erros que podem custar muito caro ao investidor

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.

Crédito: Foto de Aron Visuals no Unsplash

Independentemente do nível de conhecimento, o investidor pode cometer erros que irão custar muito caro. Sendo assim, listamos alguns dos principais equívocos realizados ao investir. Deste modo, esperamos ajudar a você tomar decisões mais assertivas e convergentes com seus objetivos.

Erro número 1: Falta de objetivo

A falta de um objetivo claro é um erro que pode custar muito caro para investidor. Isso acontece porque sem objetivo, o ato de investir fica difícil. Visto que você está deixando de usar o recurso no presente para recebê-lo mais a frente acrescido de juros. Logo, só vale a pena abrir mão de gastar o dinheiro agora por um objetivo futuro.

 

Sendo assim, antes de realizar qualquer investimento é preciso responder questões relacionadas: ao prazo? ao por que? ao para que? Então, depois de respondidas essas perguntas o investimento torna-se mais fácil e prazeroso.

Somente olhar a remuneração

Muitos investidores, principalmente os iniciantes observam somente a rentabilidade na hora de escolher uma aplicação, esse erro é clássico. Desta forma, acabam ignorando fatores relevantes para tomada de decisão como: risco, liquidez, garantias e custos.

Falta de conhecimento

Para obter êxito no mercado financeiro é necessário despender energia em aprendizado antes de realizar alocações. Mas, na ânsia de investir, o investidor acaba aportando em ativos sem ter conhecimento adequado sobre a aplicação financeira. Desta forma, acaba pagando caro pelos seus erros.

O investidor ignora os custos

Erro comum entre os investidores é ignorar os custos embutidos em algumas operações. Por exemplo, comprar e vender ações e não ficar atento as taxas cobradas pode custar muito caro para o investidor dependendo do volume negociado.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Erro pelo excesso de confiança

O excesso de confiança é um viés de finanças comportamentais, caracterizado pelo ato superestimar suas habilidades em detrimento dos outros ou eventos. Logo o investidor com esse viés acredita estar acima da média. E por causa disso, acaba cometendo erros que podem custar muito caro.

Exemplificando, o investidor se expõe ao ativo subestimando os riscos atrelados a aplicação. Além disso, ignora a possibilidade de perda e os sinais apresentados pelo mercado. Infelizmente, muitas pessoas cometem esse erro induzidas por amigos ou por campanhas maliciosas.

Em conclusão, acreditamos que conhecendo os principais erros o investidor tem maior chance êxito no mercado financeiro.

LEIA MAIS:

https://www.euqueroinvestir.com/titulos-publicos-ainda-valem-pena/

https://www.euqueroinvestir.com/petrolifera-saudita-venda-acoes/

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.