Número de empregos formais surpreende, depois de 6 anos

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Mercado de trabalho brasileiro começou 2018 abrindo vagas com carteira assinada

A notícia é a luz no fim do túnel para os brasileiros que sonham em ver, de novo, a sua carteira de trabalho assinada. O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira (02) que, em janeiro, as contratações formais superaram as demissões em 77.822 vagas. O resultado positivo é a diferença entre as contratações (1.284.498) e as de demissões (1.206.676).

Janeiro de 2018 foi o melhor em seis anos, quando foram abertas 118.895 vagas. Além disso, já fazia quatro anos que as contratações não superavam as demissões no mês de janeiro.

Dados por setor

Houve abertura de vagas em cinco dos oito setores da economia brasileira. A maior quantidade de empregos criados aconteceu na Indústria de Transformação. O comércio foi o que mais deu baixa nas carteiras de trabalho.

Contratações

  • Indústria de Transformação: +49.500
  • Serviços: +46.544
  • Agricultura: +15.633
  • Construção Civil: +14.987
  • Serviços Industriais de Utilidade Pública: +1.058

Demissões

  • Comércio: -48.747
  • Administração Pública: -802
  • Extrativa Mineral: -351

Dados por região

O Ministério do Trabalho divulgou ainda, que ocorreram contratações em três das cinco regiões do país em janeiro deste ano. O destaque positivo é a região Sul e os negativos são as regiões Nordeste e Norte.

Contratações

    • Região Sul: +46.754
    • Região Sudeste: +21.924
    • Região Centro Oeste: +20.421

Demissões

      • Região Nordeste: -6.035
      • Região Norte: -5.242

IBGE rebate com alta no desemprego

Se por um lado a notícia do aumento dos empregos formais anima, por outro, sabe-se que ainda é preciso muito para vencer o desemprego que assombra o nosso país. Na última quarta-feira (28), O IBGE divulgou que o Brasil tem atualmente quase 12,7 milhões de pessoas desempregadas. O levantamento foi feito entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. Em percentual, o número representa 12,2%. Ficou um pouco acima do que previa algumas instituições financeiras (12%).

A expectativa agora é sobre o resultado do mercado de trabalho no mês de fevereiro. O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, comentou o assunto: “O carnaval movimenta turismo, comércio. E foi espalhado por muitos Estados. Vamos ver se foi suficiente para voltar a melhorar a taxa de desemprego”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

[banner id=”teste-perfil”]

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.