Inflação, PIB e investimentos rentáveis em 2018

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com
1

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Inflação x PIB

Os economistas do mercado financeiro reduziram a previsão para a inflação e para o crescimento do Produto Interno Bruto, o PIB, em 2018. Para a inflação, a previsão do mercado recuou de 3,67% para 3,63%. Foi a sétima queda seguida do indicador. Para a expansão do PIB de 2018, os economistas dos bancos baixaram de 2,87% para 2,83% a estimativa de crescimento. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (19) no relatório de mercado Focus.

Bolsa rentável

O segredo é ter paciência e controlar a ansiedade para lucrar em 2018, além, é claro, de suportar as crises internacionais e a turbulência das eleições. Passando por isso, o investidor poderá ganhar quase cinco vezes o que ganharia na renda fixa, com títulos públicos atrelados à Selic, por exemplo. A previsão dos investidores é baseada num Ibovespa encerrando o ano de 2018 em 110 mil pontos. Com essa valorização, o ganho seria de quase 30% em relação ao patamar atual. Até a semana passada, o Ibovespa acumulava alta de 11,1%.

E os fundos de pensão?

Os juros no menor patamar da história devem forçar fundos de pensão a se reposicionarem no mercado, alocando recursos em ativos de maior risco para garantir os benefícios de seus participantes. A estimativa de investidores é de que um grupo de 250 entidades de pequeno e médio parte, detentores de cerca de 70% do patrimônio em títulos públicos, deve realocar R$ 66,5 bilhões até o ano de 2022. As expectativas são de que o volume possa ser ainda maior, já que os grandes fundos estatais não entraram no cálculo.

[banner id=”teste-perfil”]

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.