Corte na Taxa Selic e manteiga de volta à mesa

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com
1

Foto: img-capa-manteiga

Taxa Selic em discussão

Os analistas do mercado financeiro passaram a prever um novo corte na taxa básica de juros da economia, a Selic, na próxima semana, quando o Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central, volta a se reunir. Nos últimos meses, o Copom promoveu uma série de 11 cortes seguidos na Selic. No início de fevereiro, chegou a 6,75% ao ano, o menor patamar desde 1986. Se a previsão dos analistas se confirmar, a taxa Selic atingirá novo piso: os juros permaneceriam em 6,50% ao ano até o fim de 2018.

Investidores querem multimercados

O foco dos investidores brasileiros nos multimercados segue em alta, o que contribuiu para a captação líquida de mais de NOVE BILHÕES de reais desta categoria em fevereiro, a maior do período entre as demais classes de fundos. Os aportes dos clientes de varejo nos multimercados já superam os dos fundos de renda fixa, que tradicionalmente eram as preferencias das pessoas físicas. Carlos Ambrósio, vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, acredita que a perspectiva de que os juros se mantenham em patamares mais baixos, vem estimulando ainda mais a procura por maior exposição ao risco.

Da margarina para a manteiga

Ainda falando de economia, agora tem uma notícia que muita gente vai se identificar porque tem a ver com a rotina de casa. Depois da longa recessão econômica que fez os consumidores cortarem ou substituírem produtos no dia a dia, a lista de compras voltou a ser incrementada com mercadorias um pouco mais caras. A manteiga voltou à mesa no lugar da margarina. O óleo de soja voltou a ser substituído pelo azeite de oliva. O requeijão, a batata congelada e o pão industrializado também estão de volta ao cardápio dos consumidores.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.