Entenda o que são fundos cambiais

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Unsplash

Os fundos cambiais são fundos de investimentos abertos indexados a variação de moedas estrangeiras. Para isso, o investimento pode ser realizado direta ou sintetizada por meio de derivativos.

No mínimo 80% do patrimônio líquido do fundo deve estar atrelado às cotações da moeda estrangeira, já o restante pode ser aportado em títulos de renda fixa.

Os fundos mais comuns são os atrelados ao dólar e ao euro. Antigamente, os fundos cambiais eram destinados apenas investidores endinheirados. No entanto, hoje em dia, o pequeno investidor consegue acessar esse ativo.

Vantagens

As vantagens por trás desse investimento consistem na proteção da variação cambial, liquidez, além de cotar com gestão profissional dos ativos.

Riscos

O principal risco desse tipo de investimento consiste na dificuldade de prever o comportamento do câmbio. Contudo, ainda é preciso ficar atento as taxas de administração e performance.

Tributação

A tributação do imposto de renda é regressiva, conforme abaixo:

  • Até 180 dias, alíquota de 22,5%
  • De 181 a 360 dia, alíquota de 20%
  • De 361 a 720 dias, alíquota de 17,5%
  • Acima de 720 dias, alíquota de 15%

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.