Entenda o que são fundos cambiais

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Unsplash

Os fundos cambiais são fundos de investimentos abertos indexados a variação de moedas estrangeiras. Para isso, o investimento pode ser realizado direta ou sintetizada por meio de derivativos.

No mínimo 80% do patrimônio líquido do fundo deve estar atrelado às cotações da moeda estrangeira, já o restante pode ser aportado em títulos de renda fixa.

Os fundos mais comuns são os atrelados ao dólar e ao euro. Antigamente, os fundos cambiais eram destinados apenas investidores endinheirados. No entanto, hoje em dia, o pequeno investidor consegue acessar esse ativo.

EQI, BTG Pactual Forpus Capital lançam novo fundo de ações

Vantagens

As vantagens por trás desse investimento consistem na proteção da variação cambial, liquidez, além de cotar com gestão profissional dos ativos.

Riscos

O principal risco desse tipo de investimento consiste na dificuldade de prever o comportamento do câmbio. Contudo, ainda é preciso ficar atento as taxas de administração e performance.

Tributação

A tributação do imposto de renda é regressiva, conforme abaixo:

  • Até 180 dias, alíquota de 22,5%
  • De 181 a 360 dia, alíquota de 20%
  • De 361 a 720 dias, alíquota de 17,5%
  • Acima de 720 dias, alíquota de 15%