Entenda o que é recessão, depressão e estagnação econômica

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Nesta pauta, você entenderá o significado de algumas palavras que causam verdadeiro pavor em governantes, investidores, trabalhadores, empresários e na população em geral. Conheça o que é recessão, depressão e estagnação econômica.

O que é recessão econômica?

Recessão econômica é a redução do Produto Interno Bruto (PIB) de um país por dois trimestres consecutivos. Quando isso acontece, pode ser sinal que uma crise econômica severa esteja a caminho.

O que significa PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao conjunto de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de uma região ou país. Este somatório leva em conta toda a produção de um  período, geralmente um ano.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

Conheça as consequências da recessão econômica:

A recessão econômica faz com que as pessoas consumam menos. Com o consumo menor, as empresas ficam com capacidade ociosa, isso gera a demissão de funcionários. Com menos gente trabalhando e consumindo, cai a arrecadação de impostos, o consumo das famílias, o poder de investimentos do governo, a renda, a confiança dos empresários, etc. Esses fatores, com o tempo, vão gerando um círculo vicioso na economia.

Quais os fatores que desencadeiam a depressão econômica?

A depressão econômica é caracterizada pelos seguintes fatores:

a) Crédito restrito e caro.

b) Oscilações significativas na taxa de câmbio.

c) Crise severa de confiança.

d) Elevadíssimo nível de falências empresariais.

e) Desemprego em alta e renda em queda.

f) Baixo nível de produção e investimento.

g) Redução drástica nas transações comerciais.

h) Períodos com deflação ou hiperinflação.

O que acontece com o mercado financeiro em períodos de depressão econômica?

Nessa situação, o mercado financeiro sofre longos períodos de queda acentuada. Esses períodos podem ser iguais ou superiores há quatro anos.

O que é a estagnação econômica?

Na estagnação econômica, o país cresce menos do que  o seu potencial. Essa situação leva a números instáveis no PIB, se comparados com a sua real capacidade de expansão.