Entenda o que é e como funciona o Canal Eletrônico do Investidor

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você sabia que a bolsa de valores brasileira (B3) coloca a disposição dos investidores um canal eletrônico? A sigla desse canal eletrônico é CEI. Nessa matéria, você aprenderá tudo sobre esse assunto.

O que significa CEI?

O significado de CEI é Canal Eletrônico do Investidor.

O que é o Canal Eletrônico do Investidor (CEI)?

O CEI é um serviço que a bolsa disponibiliza via internet e que permite ao investidor consultar e acompanhar todas as informações que estão relacionadas as transações financeiras que foram realizados nos mercados da B3 em seu nome.

O que é possível consultar pelo Canal Eletrônico do Investidor?

Neste canal, é possível consultar os seguintes serviços:

a) Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos.

b) Saldo no mercado de opções.

c) Saldo no mercado a termo.

d) Saldo no mercado futuro.

e) Saldo de ativos depositados para garantia de posições.

f) Saldo do Tesouro Direto.

g) Aviso de Movimentação BTC (Banco de Títulos CBLC).

Como é realizado o cadastramento no CEI?

Para estar cadastrado no CEI, é necessário que o investidor tenha negociado qualquer produto financeiro oferecido pela B3 por meio de uma corretora de valores ou instituição financeira credenciada. Neste caso, uma senha é criada automaticamente e enviada pelo e-mail cadastrado pela corretora ou por correio no endereço devidamente cadastrado.

Com a senha criada em mãos, como o investidor acessa o CEI?

Estando com a senha em mãos, o investidor poderá acessar o CEI com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cadastrado.

O investidor poderá alterar a senha criada automaticamente?

Sim, a senha poderá ser alterada. Após receber a senha criada automaticamente pela instituição, é possível o investidor alterar para uma senha pessoal no próprio portal.

É possível acessar o Canal Eletrônico do Investidor no site da B3?

Sim, isso é possível. O CEI tem um local próprio no site da B3. Para acessá-lo, basta entrar diretamente no site do Canal Eletrônico do Investidor. No site, o investidor deve ter em mãos a senha e o número de CPF ou CNPJ cadastrado. Nessa situação, o acesso é feito preenchendo cada um dos dados nos espaços indicados.

O que o investidor faz se perdeu ou esqueceu sua senha?

Caso tenha esquecido ou perdido sua senha, a recuperação poderá ser feita na mesma página, bastando clicar em “esqueci minha senha”.