Entenda como o coronavírus afetou os preços ao consumidor nos EUA em março

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Marcello Casal/Agência Brasil

O coronavírus trouxe um impacto na demanda geral dos consumidores, nos Estados Unidos mais de 16 milhões de pessoas estão desempregadas.

coronavírus eua

Consumo EUA – Créditos: Reuters

O que pode persistir, de acordo com informações da Reuters. A queda nos preços ocorreu em especial em algumas categorias, enquanto outras tiveram aumento. Confira:

Turismo

Muitas companhias aéreas fecharam suas portas, devido a ausência de viajantes. Enquanto outras ainda estão operando, mas com um pequeno número de funcionários. As redes nacionais de hotéis também fecharam. A queda das tarifas aéreas, entre fevereiro e março foram de 12,6%. Os custos com hospedagem caíram em 7,7%.

Turismo – Créditos: Reuters

Energia devido ao coronavírus

O setor de energia foi atingido de duas maneiras com a crise do coronavírus. A primeira, devido a queda na demanda por combustíveis devido ao isolamento. E segundo, com as discussões globais sobre os preços e oferta do petróleo. Nos EUA, a gasolina caiu 10,5%, já óleo e combustíveis tiveram queda de 13,7%.

coronavírus eua

Energia e combustíveis – Créditos: Reuters

Artigos esportivos

As lojas de artigos esportivos sentiram o impacto do coronavírus logo que as ligas esportivas profissionais suspenderam suas temporadas. Como a National Basketball Association, a Major League Baseball e a National Hockey League. Devido a baixa demanda de compra, os varejistas de artigos esportivos tiveram de fechar. O que resultou na queda dos preços de equipamentos esportivos em 2%.

coronavírus eua

Artigos esportivos – Créditos: Reuters

Carros e caminhões

 eua

Carros e caminhões – Créditos: Reuters

A partir do avanço do coronavírus, as concessionárias de veículos foram fechando suas lojas. O que gerou aumento de desemprego, além de diminuir a possibilidade de uma nova compra de veículos pelos consumidores norte-americanos. Devido a essa situação, os valores dos veículos caíram. 

Alimentação

Os preços dos alimentos resistiram a baixa em março, chegando a subir em fevereiro em 0,3%. Devido aos consumidores terem iniciado a compra de produtos básicos nos supermercados, o que mostrou um aumento de compra nos últimos dois meses desde 2014.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

coronavírus eua

Alimentação – Créditos: Reuters

Bebidas alcoólicas

Como os restaurantes e bares foram fechados, devido ao coronavírus, os consumidores passaram a estocar bebidas alcoólicas. Os preços do vinho e da cerveja aumentaram, o vinho em 0,9% e a cerveja em 0,8%.

coronavírus EUA

Bebidas alcoólicas – Créditos: Reuters.